Após perder 1 candidata a vereadora, o MDB Aparecida tem baixa de mais 2 nomes e vai precisar adequa sua chapa para cumprir clausula de gênero.
Conforme noticiado pela Folha Z, as 2 candidatas já estavam próximas de deixar a chapa do MDB Aparecida.
São elas:
- Claudia Melo Ramos – renúncia já deferida;
- Vera Louzada – renúncia apresentada .
As 2 se juntam à Paulla Giordana, que já teve sua candidatura classificada como “inapta” no sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Todas as 3 renunciaram suas candidaturas.
Com as saídas, a chapa do MDB conta apenas com 5 mulheres registradas:
- Lúcia Quilombola;
- Luciene Liberato;
- Professora Simone do Pilates;
- Sgt. Eliane;
- Vanessa Maria.
Para esse quantitativo, o número máximo de candidatos homens é de 11 (68,75%).
Hoje, o MDB conta com 14 (73,7%) e precisa substituir as candidatas mulheres ou excluir 3 candidatos do sexo masculino para não correr o risco de ver sua chapa descumprindo a cláusula de gênero, de no mínimo 30% e, no máximo 70%.
Conforme apurado, a tendência é que 3 vereadores tentam a reeleição e apoiam a candidatura do deputado federal Professor Alcides (PL) sejam excluídos, para adequação à proporção.
São eles:
- Diony Nery;
- Edinho Carvalho;
- Fábio Ideal.
De acordo com um dirigente ouvido pela Folha Z, “não há perseguição”, mas existe prerrogativa do partido decidir quem vai ficar e eles devem optar por seguir com candidaturas que estão fechadas com o ex-deputado Leandro Vilela (MDB).
Quer receber notícias dos bastidores da política de Aparecida?
Você está convidado a fazer parte de um grupo altamente bem informado sobre os rumos da cidade!
**Mande uma mensagem para o **WhatsApp da Folha Z e se cadastre para ter as matérias especiais da Folha Z direto do seu celular.
É só adicionar o telefone do jornal à sua agenda e mandar o seu nome e a seguinte mensagem: “quero notícias da política de Aparecida”.