Para celebrar os 80 anos de Isaac Karabtchevsky, a Orquestra Petrobras Sinfônica (Opes) cai na estrada para uma turnê nacional. A primeira parte do circuito de concertos começa em Porto Alegre, no dia 8/12, no Teatro Dante Barone. Em seguida, os músicos passarão por Vitória (9/12 – Teatro Carlos Gomes), Brasília (10/12 – Catedral Metropolitana de Nossa Senhora da Aparecida) e Goiânia (12/12 – Teatro Goiânia). No programa, estão as obras Fosca – Abertura (Carlos Gomes) e a Sinfonia nº 9 em mi menor – Novo Mundo (Antonín Dvorák).
A segunda parte da turnê será ainda mais grandiosa, quando a Opes se une à Orquestra Sinfônica Heliópolis em duas únicas apresentações em São Paulo (21/12 – Sala São Paulo) e Rio de Janeiro (22/12 – Theatro Municipal), que irão reunir mais de 200 músicos no palco. O evento terá participação do Coral Cultura Inglesa, Coral dos Canarinhos de Petrópolis, da soprano Lina Mendes e a mezzo-soprano Edinéia Oliveira. No programa, a Sinfonia nº 2 em dó menor (Ressurreição), de Gustav Mahler, um dos compositores favoritos de Karabtchevsky.
Eleito pelo jornal inglês The Guardian como um dos ícones vivos do país, Isaac Karabtchevsky é Diretor Artístico e Regente Titular da Opes há 10 anos. Atualmente o maestro também está à frente da direção artística Orquestra Sinfônica Heliópolis e do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Karabtchevsky foi um dos criadores do Projeto Aquarius, o maior movimento de popularização da música clássica no Brasil.
Em Goiânia
Onde: Teatro Goiânia (Rua 23, nº 252, Centro)
Quando: 12 de dezembro, às 20h
Quanto: Gratuito
Informações: (62) 3201-4684 / 4685
Discussão sobre isso post