Após reunião com o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), os governadores de oposição ao presidente Lula (PT) conseguiram adiar a votação do projeto que endurece o combate ao crime organizado e equipara facções ao terrorismo, o chamado PL Antifacção.
Atenção: Ao copiar material produzido pela Folha Z, favor citar os créditos ao site. Bom jornalismo dá trabalho!
O encontro ocorreu nesta 4ª feira (12) com os integrantes do Consórcio da PAZ. Participaram os governadores Cláudio Castro (RJ), Jorginho Mello (SC), Ronaldo Caiado (GO), Romeu Zema (MG), além da vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão, e do vice-governador de Goiás, Daniel Vilela.
Segundo apuração, a reunião foi marcada por tensão e intenso debate entre os governadores e o presidente da Câmara.

Ronaldo Caiado
Diante do impasse, o governador goiano Ronaldo Caiado (União Brasil) comemorou o adiamento, que classificou como um ponto de convergência entre os participantes.
“O ponto comum, de convergência, foi o tempo para que cada um colocasse suas ideias e que pudéssemos ter um projeto que não se tornasse uma utopia”, afirmou.
Caiado defendeu que o adiamento e a busca por consenso evitam que o texto seja aprovado na Câmara, rejeitado no Senado ou interpretado de forma distinta pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
“Há assuntos que não podem ser inconclusos. Precisam ser acordados com o Supremo, com o Senado, com o Executivo e conosco, governadores, que estamos à frente deste problema e temos que responder à população”, acrescentou.
Após reunião com o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), os governadores de oposição ao presidente Lula (PT) conseguiram adiar a votação do projeto que endurece o combate ao crime organizado e equipara facções ao terrorismo, o chamado PL Antifacção. pic.twitter.com/JYSeMku7gC
— Jornal Folha Z (@FolhaZ) November 14, 2025
Incertezas
O projeto estava pautado para votação na Câmara nesta quarta-feira (12).
Além das restrições apresentadas pelos governadores do Consórcio da PAZ, havia dúvidas tanto na base governista quanto na oposição.
O relator do PL, o deputado e licenciado secretário de Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite (PP), realizou quatro alterações no texto.
A tendência é que a proposta seja votada na próxima semana.
Quer receber notícias dos bastidores da política de Goiânia?
Você está convidado a fazer parte de um grupo altamente bem informado sobre os rumos da cidade!
**Mande uma mensagem para o **Whatsapp da Folha Z e se cadastre para ter as matérias especiais da Folha Z direto do seu celular.
É só adicionar o telefone do jornal à sua agenda e mandar o seu nome e a seguinte mensagem: “quero notícias da política de Goiânia”




Discussão sobre isso post