O governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) reassumiu o comando do Palácio Araguaia, sede do Governo do Tocantins.
Atenção: Ao copiar material produzido pela Folha Z, favor citar os créditos ao site. Bom jornalismo dá trabalho!
A decisão foi tomada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Kassio Nunes Marques, que concedeu liminar nesta sexta-feira (5).
O ato tem efeito imediato e já foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE).
A liminar derruba o afastamento imposto pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), que havia determinado o afastamento de Wanderlei por 180 dias.
Governador comemora retorno
Em discurso, Wanderlei Barbosa comemorou a decisão e agradeceu o apoio de aliados, citando nominalmente o presidente da Assembleia, Amélio Cayres, parlamentares federais e estaduais, além dos senadores Professora Dorinha e Eduardo Gomes.
Ele também prestou homenagem ao ex-governador e atual deputado federal Carlos Gaguim.
“Até o carro ele me deu para eu andar pra lá e pra cá. Desde o dia em que fui afastado, fui a Brasília todas as semanas”, afirmou.
Entenda o caso
O governador havia sido afastado por suspeita de desvio de recursos públicos** em contratos de compra de cestas básicas durante a pandemia de Covid-19.
A primeira-dama, Karynne Sotero, também havia sido afastada, mas a decisão que devolveu o cargo a Wanderlei não menciona o retorno dela.
A liminar ainda será analisada pela 2ª Turma do STF. Wanderlei disse estar confiante:
“Temos uma luta na 2ª Turma, mas estamos com fé em Deus para que tudo dê certo. Foi muito difícil ficar três meses fora.”
Laurez retorna ao cargo de vice
Com o retorno de Wanderlei, o então governador interino Laurez Moreira (PSD) volta a ocupar a vice-governadoria.
No período em que comandou o Executivo, sua primeira medida foi exonerar todos os secretários do primeiro escalão ligados a Barbosa.
Até o momento, os decretos de Laurez ainda não foram revisados pelo governador Wanderlei.
O governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) reassumiu o comando do Palácio Araguaia, sede do Governo do Tocantins. pic.twitter.com/4qP6HLvDgE
— Jornal Folha Z (@FolhaZ) December 6, 2025



Discussão sobre isso post