Folha Z
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Bastidores e Notícias da Política em Goiás
  • Cidade
  • Política
  • Opinião
  • Bastidores e Notícias da Política em Goiás
  • Cidade
  • Política
  • Opinião
Sem resultados
Ver todos os resultados
Folha Z
Sem resultados
Ver todos os resultados
Home Blog do Coelho

6 nomes na mesa, 2 no jogo: o dilema do PT para 2026

Entre força eleitoral e resistência interna, PT trava debate sobre candidato ao governo

02, janeiro, 2026
A A
Professor Edward, Zé Eliton, Valério e Iure | Foto: Reprodução

Professor Edward, Zé Eliton, Valério e Iure | Foto: Reprodução

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp

Posts Relacionados

Produtor rural deixa de pagar Fundeinfra já em fevereiro

“Não existe plano B”, afirma Caiado sobre disputa interna no PSD

Deputado do PL vira as costas durante pronunciamento de Caiado na Alego

A definição do PT goiano para a disputa ao Palácio das Esmeraldas entrou em uma fase mais objetiva com o afunilamento anunciado pela presidente estadual da sigla, deputada Adriana Accorsi.

Atenção: Ao copiar material produzido pela Folha Z, favor citar os créditos ao site. Bom jornalismo dá trabalho!

Embora 6 nomes estejam formalmente colocados, a leitura predominante nos bastidores é de que a disputa real se concentra em 2 personagens: Professor Edward Madureira e o ex-governador José Eliton.

Edward aparece, paradoxalmente, como o nome mais forte e, ao mesmo tempo, o mais improvável de avançar.

ANÚNCIO

Ex-reitor da UFG e 2º vereador mais votado de Goiânia, ele reúne densidade eleitoral, reconhecimento público e trânsito interno no partido.

Esses atributos fazem com que seja visto por parte da militância como o nome mais competitivo do PT para encabeçar o projeto ao governo.

Por outro lado, exatamente por essa força, Edward é tratado como peça estratégica na chapa de deputados federais.

A avaliação majoritária é de que sua saída da disputa proporcional enfraqueceria a federação e colocaria em risco o desempenho do partido na Câmara, o que o coloca, na prática, fora da corrida majoritária neste momento.

Ex-governador de Goiás

O outro nome que se mantém no centro do debate é José Eliton.

Ex-governador, ele oferece algo que os demais pré-candidatos não têm: recall eleitoral e experiência no Executivo estadual.

Mesmo enfrentando resistência de setores do PT, sobretudo por sua trajetória fora da sigla e pelo simbolismo político que carrega, Eliton segue sendo visto como alternativa viável dentro da lógica de uma frente ampla, especialmente se o partido optar por perfil mais pragmático e competitivo.

Nomes secundários

Os demais nomes aparecem como alternativas secundárias.

Gilvane Felipe, Iure Castro, Professor Jerônimo e Valério Luiz cumprem, até aqui, papel mais programático e de composição política, ajudando o partido a dialogar com diferentes segmentos, regiões e forças aliadas.

Nos bastidores, porém, são tratados como candidaturas que “correm por fora”, com menor densidade eleitoral e menos capacidade de unificar o campo governista.

Gilvane Felipe e Professor Jerônimo | Foto: Reprodução

Previsibilidade para 26

O movimento de Adriana Accorsi, ao anunciar o afunilamento e estabelecer prazo para a definição, indica que o PT busca reduzir incertezas e ganhar previsibilidade para 2026.

Ainda assim, o quadro revela dilema estratégico: abrir mão de Edward na majoritária para preservar a força da chapa proporcional ou enfrentar as resistências internas e apostar no capital político de José Eliton.

Na prática, apesar da lista formal de 6 nomes, a disputa real segue polarizada entre Edward Madureira e José Eliton.

Todo o restante, ao menos por ora, observa de fora.


Quer receber notícias dos bastidores da política de Goiânia?

Você está convidado a fazer parte de um grupo altamente bem informado sobre os rumos da cidade!

**Mande uma mensagem para o **Whatsapp da Folha Z e se cadastre para ter as matérias especiais da Folha Z direto do seu celular.

É só adicionar o telefone do jornal à sua agenda e mandar o seu nome e a seguinte mensagem: “quero notícias da política de Goiânia”

CompartilharTweetEnviado
Post Anterior

SAIBA quais partidos tiveram a maior queda no número de filiados em Goiânia e quais têm mais membros

Próximo Post

Um ano de gestão Leandro: o que mudou em Aparecida de Goiânia em 2025

Próximo Post
um ano leandro Aparecida de Goiânia

Um ano de gestão Leandro: o que mudou em Aparecida de Goiânia em 2025

Aparecida de Goiânia

Aparecida: Devaneio à Beira da BR-153

Discussão sobre isso post

Mais Vistas

  • Delegado que atua em Aparecida diz que pedirá “escolta” após chefe de facção pedir sua cabeça | Foto: Redes Sociais

    Delegado que atua em Aparecida diz que solicitará “escolta” após chefe de facção pedir sua cabeça

    0 Compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Nome cotado para a Alego, ex-secretário de Itumbiara tinha filiação ativa ao União Brasil

    0 Compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Clécio Alves chama Mabel de “bandido” diante de Caiado e Bruno Peixoto [VÍDEO]

    0 Compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Caiado aguarda posição de Flávio Bolsonaro sobre os rumos do PL em Goiás

    0 Compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • 🛒 As melhores ofertas do Tatico estão aqui — confira as de HOJE

    0 Compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
Folha Z

© 2021 Folha Z - Todos os Direitos Reservados .

Sobre

  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie
  • Termos de Uso
  • Política de privacidade

Redes Sociais

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Bastidores e Notícias da Política em Goiás
  • Cidade
  • Opinião
  • Política
  • Contato
  • Expediente

© 2021 Folha Z - Todos os Direitos Reservados .