Pelo segundo ano consecutivo, Rio Verde, cidade localizada na Região Sudoeste do Estado, fecha 2014 como o município goiano que mais vendeu para o mercado internacional. No ano passado, os valores chegaram a US$ 596,7 milhões, motivados principalmente pelas vendas de soja e seus derivados, milho, carnes e algodão. Rio Verde foi responsável por 8,55% do total das exportações goianas.
Grande produtora do minério sulfeto de cobre, Alto Horizonte ficou em segundo lugar no ranking dos municípios exportadores. O cobre é a matéria prima mais utilizada na fabricação de cabos e fios utilizados na transmissão elétrica e na telefonia, em razão da sua elevada capacidade de condução térmica. Esses dois setores absorvem cerca de 45% da produção mundial. Os países asiáticos (China, Coreia do Sul e Índia) foram os principais compradores da produção goiana.
Barro Alto, Itumbiara, Anápolis, Palmeiras de Goiás, Mozarlândia, Luziânia, Goiânia e Ouvidor, completam, nessa ordem, o ranking dos dez maiores municípios exportadores de Goiás.
Fortalecimento
O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação, vice-governador José Eliton, garante que essa busca constante por novos mercados respalda o sucesso da balança comercial goiana. “Como podemos observar, mais de ¼ dos municípios goianos já tem mercado no comércio mundial, fortalecendo as economias regionais”.
Discussão sobre isso post