Por Marco Faleiro
No dia 9 de junho de 2014, foi realizada reunião na sede da regional de Goiás da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) que parecia ser a solução de um problema antigo. Nela, o líder comunitário Alceu Luiz Teixeira entregou para o comandante da 9ª Companhia Independente de Polícia Militar (9ª CIPM), capitão Cardoso, a escritura de parte do terreno do Colégio Estadual Jardim América onde seria construída a base comunitária. Desde esse encontro, já se foram sete meses. E a base de operações? Ainda não foi entregue.
Atualmente, a 9ª CIPM faz uso de uma sede improvisada, situada dentro do 7º Batalhão, o que dificulta muito o trabalho interno dos policiais, que não têm nem mesmo um local adequado para trocarem de roupa. Segundo o comandante da companhia, capitão Cardoso, o principal entrave para a conclusão do projeto é a burocracia que permeia todo e qualquer empreendimento envolvendo o poder público. Ele explica que um dos mais recentes problemas foi uma discussão sobre o fato de a área da escola, que foi doada ao Estado pela prefeitura, não poder ser destinada para nenhum fim a não ser a educação.
Resolvida essa questão, ainda restam mais obstáculos. O capitão lamenta ainda ter de conseguir R$ 5 mil para custear avaliação do solo, imprescindível antes do início das obras. “Posso tentar conseguir o apoio de empresários da região para levantar essa quantia, mas, se aparecerem mais problemas e o projeto não for concluído, vou ser responsabilizado pela perda do dinheiro.”
Goiânia Shopping
Uma alternativa para todo esse imbróglio foi oferecida pela BRMALLS, empresa que administra, entre outros, o Goiânia Shopping. O grupo se ofereceu para construir sede adequada para a 9ª CIPM nas dependências do shopping, além de estar disposto a ter o encargo da manutenção do prédio.
A proposta é vantajosa para os agentes de segurança, para os comerciantes e empresários e, principalmente, para os moradores da região. Mas, antes de ser considerada a sua execução, ainda deve ser aguardada uma resposta da Secretaria de Segurança Pública.
Opinião do Folha Z
A postura do jornal é muito clara sobre essa questão. Os policiais militares não vão poder desempenhar melhor suas funções enquanto não estiverem munidos de todas as condições de trabalho. E a falta de segurança é uma das maiores preocupações da população goianiense. Governador, será que as promessas de investir mais em preparo e recursos para os policias ficaram esquecidas depois da reeleição? Uma coisa é certa: o Folha Z vai continuar lutando incansavelmente para que sejam restabelecidas a tranquilidade e a paz no Jardim América, Bueno, Nova Suíça e bairros vizinhos.
Discussão sobre isso post