PTB e o DEM estariam negociando uma fusão entre as siglas, o que deixaria o novo partido com 46 deputados federais. A notícia é antiga e foi reforçada esta semana pela revista Época. Só que o presidente regional do DEM, senador Ronaldo Caiado, em entrevista ao jornal O Hoje, descarta esta hipótese dizendo que o Democratas vive sua melhor fase e que a hora é de se manter assim e aguardar as eleições de 2016.
DEM se afastou do PSDB
Aliás, essa fusão não interessa mesmo para Caiado neste momento. E por vários motivos. Vejam: em Goiás o DEM se afastou do PSDB, se aproximou do PMDB, fez aliança vitoriosa em 2014 e ensaia novas alianças com a sigla de Iris Rezende para as próximas eleições. Mas no cenário nacional, o DEM é aliado do PSDB, que é partido adversário do PMDB no Estado. E tem mais.
No plano nacional, o PTB é aliado do governo da presidenta Dilma Rousseff (PT). Já o DEM de Caiado é oposição radical ao Palácio do Planalto. O senador também acredita que sua atuação no Senado dará longevidade ao DEM. “Somos referência para a opinião pública”, disse ele. Sobre a extinção do DEM, ele responde categoricamente e diz que a ideia saiu da cabeça do ex-presidente Lula, que teria declarado que o partido deveria ser “extirpado da política brasileira”, nas eleições de 2010. Precisa dizer mais alguma coisa?
(Ronaldo Coelho)
Discussão sobre isso post