A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos da Grande Goiânia recebe 70 ônibus novos com emissão reduzida de poluentes nesta quinta-feira (30). A operação destes veículos, que são equipados com elevador para embarque de cadeirantes e sistema inteligente de localização, começa na próxima segunda-feira, (4). Ao total serão beneficiadas 130 linhas que atendem Goiânia, incluindo a rede de corredores preferenciais, e as cidades de Aparecida de Goiânia, Aragoiânia, Hidrolândia e Nova Fátima.
Segurança
Com a chegada dos veículos novos, a segurança dos usuários do transporte coletivo também será reforçada. Em cada ônibus há quatro câmeras de monitoramento que vão transmitir as informações, em tempo real, para a Central de Segurança de Transportes da Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) e Secretaria da Segurança Pública. A rede de transporte coletivo já possui 640 câmeras instaladas em 160 ônibus.
Sustentabilidade
Os ônibus fabricados pela Mercedes Benz, modelo Caio/Apache VIP-SC IV, utilizam combustível com aditivo Arla 32, agente líquido redutor de emissões de óxidos de nitrogênio. O aditivo, que chega a reduzir em até 80% as emissões de poluentes, é regulamentado pela Resolução 403, emitida pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). O Arla 32 atua nos catalisadores do sistema de escapamento dos motores, permitindo a redução da emissão de óxidos de nitrogênio. Em reação com os gases de escape dos veículos, o produto transforma óxidos em vapor de água e nitrogênio, gases inofensivos para a saúde humana.
Discussão sobre isso post