Após 15 anos sem candidatura própria à Prefeitura de Goiânia, o PSDB terá, em 2016, um nome que concorrerá Paço Municipal, afirmou o governador Marconi Perillo em convenção municipal do partido realizada neste domingo, na Câmara de Vereadores. “Com todo respeito aos demais partidos da base aliada, mas isto é inegociável”, disse o tucano em evento que oficializou a posse do empresário, advogado e presidente da Junta Comercial do Estado de Goiás (Juceg), Rafael Lousa, como presidente do diretório metropolitano.
Estratégias para fortalecer o PSDB
Rafael, em discurso, já havia antecipado o que seria a tônica da fala de Marconi, enumerando estratégias para fortalecer o PSDB metropolitano com vistas a 2016. “Temos a missão de preparar o PSDB para as eleições do ano que vem, estruturar a base política do partido, fomentar o surgimento de novas lideranças. Teremos uma alternativa ao que estamos vendo aí. Vamos elaborar um projeto factível e consistente para nossa Capital como contraponto à atual administração”, disse ele ao público que lotou o auditório Jaime Câmara.
Antes, em entrevista coletiva, o novo dirigente já havia elencado problemas em setores como saúde e transporte, reforçando a importância de uma “agenda positiva” para Goiânia.
Soluções para Goiânia
Ainda que 2016 tenha pautado a convenção do PSDB, os tucanos priorizaram a citação de projetos para a Capital em detrimento à apresentação de nomes que pudessem concorrer ao Paço no ano que vem. Seguiram por dois caminhos: enquanto Marconi enumerou obras e avanços de suas gestões (1999-2002, 2003-2006, 2011-2014) em Goiânia, os demais oradores apontavam possíveis soluções para problemas da atual administração.
Marconi ainda conclamou os tucanos a trabalharem bem de perto nas zonais, intensificando suas atuações naquelas onde ele, em disputas majoritárias anteriores, não ficou em primeiro lugar.
Pediu que todos apurassem o que ocorria nestas regiões, uma vez que havia executados importantes obras, como duplicações de vias, projetos de iluminação urbana e na área social, entre outros, que poderiam, então, sagrar o próximo candidato tucano vencedor na corrida ao Paço. “A partir do próximo mês teremos uma intensa agenda positiva na Capital, como a inauguração do Hospital de Urgências Governador Otávio Lage, na região Noroeste”, exemplificou.
Consenso
Sob o tema “Quem muda Goiânia é você”, a convenção tucana que ocorreu neste domingo elegeu os 71 integrantes e 24 suplentes do diretório metropolitano. Às 11h40, o ex-vereador Maurício Beraldo, que antecedeu Rafael Lousa na presidência, leu a lista dos tucanos que formaria a Executiva. Todos, a começar pelo novo presidente, foram escolhidos por consenso. Também foi formado o Conselho de Ética, com cinco titulares e cinco suplentes.
“O Rafael foi testado e aprovado na presidência da Associação dos Jovens Empreendedores e fez um brilhante mandato. Ele está se saindo muito bem na presidência da Juceg e se saiu muito bem como secretário de Indústria e Comércio. O partido está entregando o seu diretório a excelentes mãos”, ressaltou o governador.
Além do governador Marconi Perillo, também participaram do evento político deputados estaduais e federais, vereadores, secretários e demais auxiliares do Governo do Estado, além do ex-prefeito Nion Albernaz, alvo de muitas homenagens durante a reunião e cujas gestões à frente da Prefeitura (a última de 1997 a 2000) foram invocadas por diversas vezes como contraponto à administração petista. Integrantes de outros partidos da base marcaram presença – caso do PSD, ali representado pelo deputado estadual Francisco Júnior.
Números
A nova Executiva quer aumentar o número de filiados em Goiânia – são 18 mil, atualmente. Para isso, ampara-se, sobretudo, no trabalho que foi feito nos últimos meses nas dez zonais da Capital, mobilizando lideranças, discutindo projetos e debatendo política.
Em 2016, o partido quer mais do que dobrar a bancada de vereadores na Capital. Atualmente são cinco: Geovani Antônio, Anselmo Pereira, Thiago Albernaz, Cristina Lopes e Gian Carlos. A expectativa são, no mínimo, 13 eleitos em outubro do ano que vem.
Perfil – Rafael Lousa
Rafael Lousa é empresário, advogado – também formado em Ciências Sociais e Políticas pela UFG – e atualmente preside a Junta Comercial do Estado de Goiás (Juceg), além de ser diretor de Relações Institucionais da Associação Nacional das Juntas Comerciais.
A convite do governador Marconi Perillo, foi secretário interino de Estado de Indústria e Comércio, pasta em que respondeu também pela Superintendência Executiva. Ex-presidente da Associação dos Jovens Empresários do Estado de Goiás (AJE, 2011-2012), Rafael Lousa já ocupou outras instâncias dentro do PSDB, como a secretaria geral na juventude estadual, partido ao qual está filiado desde 2001. Membro do diretório atual, ainda já foi diretor financeiro e de pesquisas do Instituto Teotônio Vilela, o órgão pensante da legenda.
Com 37 anos, Rafael, que tem pós-graduação em Estratégia de Gestão e em Direito Público, também acumula experiência como vice-presidente da Associação Comercial e Industrial do Estado de Goiás (Acieg) e como presidente do Conselho de Administração da Sociedade de Garantia de Crédito de Goiás (GarantiGoiás).
Discussão sobre isso post