Goiás registrou no primeiro semestre de 2021 queda de 18% em todos os Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), na comparação com igual período de 2020.
A taxa integra as ocorrências de homicídios (-18%), latrocínios (-9%) e lesão corporal seguida de morte (-50%).
Os dados são do Observatório de Segurança Pública e foram apresentados na manhã desta 5ª feira (8) pelo secretário de Estado da Segurança Pública, Rodney Miranda, na sede da SSP-GO, em Goiânia.
10 anos
Durante a exposição, o chefe da pasta destacou o número de homicídios registrados no mês de junho deste ano, que foi o menor dos últimos 10 anos, com apenas 73 casos em todo o Estado.
Na série histórica dos primeiros 6 meses do ano, a diminuição da modalidade criminosa fica ainda mais expressiva, com -14% de 2018 para 2019 (quando assumiu a atual gestão do Governo de Goiás); -17% de 2019 para 2020; -18% de 2020 para 2021.
Para o secretário, os indicadores de criminalidade comprovam a excelência do trabalho desempenhado pelas forças policiais e a eficácia das estratégias adotadas pela gestão do Estado nos últimos dois anos.
“Esse é o fruto do trabalho realizado. Trabalho de integração, de inteligência, juntamente com o nosso esforço de reorganização do sistema prisional. Então foi um somatório desses fatores que levaram a esses números expressivos de redução”, comemorou.
Crimes contra o patrimônio
Os números positivos também foram verificados nos Crimes Violentos Contra o Patrimônio (CVP), com a queda de 34%.
Essa modalidade inclui, por exemplo, os roubos de veículos, que diminuíram 32%, a transeuntes, que caíram 39%, em residência, que recuaram 41% e os roubos em comércios, que reduziram 36%.
O Estado saiu de uma média diária de 27,7 roubos de veículos por dia, em 2018, para 5,7 neste ano.
Os dados também consolidam a tendência de queda na violência, que vem acontecendo desde 2019. Segundo Rodney Miranda, a meta é reduzir, cada vez mais, os crimes em Goiás, devolvendo a tranquilidade aos goianos.
“Nós temos cidades e um Estado mais seguros. Vamos continuar trabalhando com a mesma seriedade e o mesmo empenho, para alcançar zero em todos os crimes. Esse sempre foi o nosso objetivo e vai continuar sendo”, destacou o titular da pasta de Segurança Pública.
Foragido morre em confronto com a Rotam no Buriti Sereno
Acompanhe a Folha Z no Instagram (@folhaz), no Facebook (jornalfolhaz) e no Twitter (@folhaz)
Discussão sobre isso post