Mesmo antes das convenções partidárias, que ocorrerão no final do mês, alguns nomes já despontam como favoritos para a disputa eleitoral em Goiás em 2018.
O Folha Z já divulgou os principais nomes de candidatos militares que aparecem bem colocados em pesquisas recentes de intenções de votos em Goiás.
Agora é a vez dos policiais civis. Apesar de não vestirem farda, vários deles têm atuações com repercussão em amplos setores da população.
Em Goiás, tem candidatos a deputado estadual, deputado federal e até governador dentro das forças policiais.
Confira na sequência os policiais civis com maiores chances de serem eleitos no Estado em outubro de 2018.
⚫⚫⚫ Deputado Estadual ⚫⚫⚫
1⃣ Delegado Humberto Teófilo
Com base eleitoral em Inhumas e na Grande Goiânia, o delegado Humberto Teófilo é forte pré-candidato a deputado estadual pelo PSL.
Com 33 anos de idade e 8 anos de atuação na Polícia Civil, ele disse ao Folha Z que terá como carro chefe a Segurança Pública.
O delegado, porém, também promete destacar em sua campanha o combate à corrupção e a renúncia a regalias.
Humberto foi transferido de Inhumas para Goiânia em 2018 em uma ação que foi considerada “política” por apoiadores do delegado.
A transferência ocorreu depois de investigações contra políticos políticos da cidade, até mesmo por tráfico de drogas.
Caso eleito, afirma que atuará para dar uma estrutura melhor para o policial civil, militar, bombeiro e agente prisional.
2⃣ Delegado Cristiomário
Delegado Cristiomário ficou famoso após transferir 20 presos a pé da delegacia até o presídio de Planaltina em 2015.
Ele tem representação no nordeste e norte goiano, além do Entorno do Distrito Federal.
Sua posição é de oposição ao governo do Estado, que, segundo ele, “foi omisso em relação à região do Entorno”.
Com 46 anos, Cristiomário tem 4 anos de atuação como delegado em Goiás, além de outros 12 como escrivão de polícia.
Seu partido também é o PSL, que terá uma chapa focada na Segurança Pública, com Jair Bolsonaro à Presidência e Delegado Waldir à Câmara dos Deputados.
Esse foi, inclusive, um dos motivos que o fez optar pelo partido. Na sigla, Cristiomário acredita precisar de 12 mil votos para se eleger.
3⃣ Delegada Adriana Accorsi
A Delegada Adriana Accorsi foi a primeira deputada estadual do PT eleita na história do Estado de Goiás com 44.424 votos.
Natural de Itapuranga, Adriana é filha do ex-prefeito de Goiânia Darci Accorsi.
Ela teve uma carreira de mais de 15 anos na Polícia Civil antes de ser eleita para a Assembleia Legislativa.
Seu grande desafio para se manter deputada estadual por Goiás em 2018 será superar a rejeição encarada pelo Partido dos Trabalhadores (PT) em todo o Brasil, sobretudo em seu Estado.
Ela foi candidata à Prefeitura de Goiânia em 2016 e ficou em 5º lugar, com 6,73% dos votos.
4⃣ Delegado Álvaro Cássio
Álvaro Cássio dos Santos, 58 anos, é natural de Itapuranga e registra uma carreira de quase 40 anos na Polícia Civil de Goiás.
Ele foi delegado-geral da PC por dois anos, tendo saído do cargo em fevereiro de 2018.
Além disso, tem em seu currículo atuações como delegado regional em Aparecida de Goiânia de 2000 a 2011; superintendente de Polícia Judiciária em 2011/2012; delegado geral adjunto em 2012; e delegado regional em Anápolis entre 2012 e 2016.
Casado e pai de três filhos, Álvaro disputará eleição de deputado estadual pelo PROS destacando que “Segurança Pública tem jeito”.
??? Deputado Estadual ???
5⃣ Delegado Eduardo Prado
O vereador Eduardo Prado (PV) pode surpreender em campanha a deputado estadual.
Ele tem 39 anos e ganhou fama em Goiânia com sua atuação marcante na Delegacia do Consumidor, DENARC e Força Tarefa que prendeu o Serial Killer Tiago Henrique Gomes da Rocha.
É formado em Direito pela Universidade Federal de Goiás, especializado em Direito Constitucional, Direito Administrativo e Criminologia/Segurança Pública.
Eduardo é filho do ex-vereador por Goiânia Valdir do Prado, falecido no início de 2018.
Sua atuação nas CEI das Obras Paradas, da SMT e investigações de irregularidades no Poder Executivo o evidenciaram como um parlamentar expoente.
Neste ano, o delegado foi eleito “Vereador Destaque de 2017” pelo Clube de Repórteres Políticos do Estado de Goiás.
Delegado Eduardo Prado afirma que será a voz da Segurança Pública na ALEGO; lutará pela melhoria dos subsídios dos Servidores, além de propor projetos que auxiliem no Combate ao Crime em Goiás.
A fiscalização do Poder Executivo e o combate à corrupção será uma de suas bandeiras.
Eduardo Prado é um dos políticos expressivos nas redes sociais. Hoje está com mais de 200 mil seguidores.
6⃣ Delegado Waldir Soares
Com recordes de votações em Goiás, Delegado Waldir Soares tentará a reeleição para a Câmara dos Deputado por Goiás em 2018 pelo PSL.
Ele teve mais de 270 mil votos em 2014 e embarcou de corpo e alma na campanha do colega Jair Bolsonaro à Presidência da República.
Em entrevista ao Folha Z ainda em outubro de 2017, o delegado já apontava que seu apoio em 2018 seria para Bolsonaro e para Ronaldo Caiado, este último pré-candidato ao Governo de Goiás.
“O país tem que passar por disciplina e hierarquia”, destacou o parlamentar.
Ainda pelo PR, Waldir Soares foi candidato à Prefeitura de Goiânia em 2016 e obteve 71.727 votos, o suficiente para deixá-lo em 3º no pleito, atrás de Iris Rezende e Vanderlan Cardoso.
——————————————————–
Quer acompanhar a cobertura política mais analítica de Goiás? Então não deixe de seguir o Twitter do Folha Z.
Discussão sobre isso post