O plágio, antes de mais nada, é uma postura anti-ética de apropriação de idéias ou de uma obra que foi desenvolvida por uma outra pessoa sem lhe atribuir os devidos créditos. O advento da internet é um dos principais facilitadores do plágio atualmente. Ela prove um número infinito de informações de todas as áreas do conhecimento e recorrer a essa ferramenta para enriquecer qualquer trabalho de pesquisa é mais do que normal.
A prática do plágio se faz cada vez mais presente na área educacional em todos os níveis: fundamental, médio, técnico e universitário. A técnica do “copiar e colar” também acontece na Educação a Distância, modalidade que vem ganhando terreno cada vez mais rápido no Brasil.
Essa modalidade de ensino apresenta características diversas das demais, pois o aluno não está sob constante orientação dos professores como acontece nos cursos presenciais. Sem essa orientação o aluno acaba por recorrer a internet para a produção de trabalhos que são exigidos no decorrer do curso. Basta digitar o tópico desejado em um site de busca que em questão de segundos muitas opções são apresentadas. Uma tentação para a prática do plágio.
Conscientização
A principal postura a se assumir na prevenção ao plágio, considerado crime, é conscientizar o aluno de Educação a distância que copiar um trabalho que já foi produzido por alguém e entrega-lo como sendo de sua autoria é muito mais do que se portar de maneira anti-ética, essa atitude impede que o aprendizado aconteça de fato.
O intuito da pesquisa, e conseqüente produção cientifica, é fazer com que o indivíduo passe da condição de alguém que não está familiarizado com determinada área de conhecimento para alguém que agora detem o conhecimento, mesmo que de forma parcial.
É importante orientar os alunos de EAD que consultas a textos que estão disponíveis na internet não precisam ser evitadas, pelo contrário, elas representam fontes de consulta para o enriquecimento de seu trabalho. Até mesmo a utilização de trechos de obras produzidas por outros autores é permitida desde que a fonte seja citada em acordo com as regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
O processo de aprendizagem de uma pessoa é algo muito precioso porque disso depende a qualidade do futuro profissional. A dedicação a esse processo, deve ser sempre que possível pontuada pelos professores durante a formação do aluno de EAD. Assim sendo, conscientizados da importância da busca de conhecimento, a prática do plágio tenderá a diminuir, pois ao invés de copiar algo pronto o aluno sentirá a necessidade de produzir trabalho por conta própria.
Wander Venerio Cardoso de Freitas é especialista em Ensino Religioso, pós-graduando em Planejamento, Implementação e Gestão, licenciado em Letras e bacharel em Teologia.
Discussão sobre isso post