Porque hoje é sexta-feira vale a pena registrar as cinco notícias que causaram vergonha e/ou indignação no decorrer da semana:
1- Governos federal e estaduais (SP, MG e RJ) abandonam o cenário “conto de fadas”, fato comum pós ano eleitoral, e admitem o racionamento de água já neste primeiro semestre;
2- A entrega do Hugo II, unidade instalada na região noroeste de Goiânia, foi adiada três vezes e agora prorrogada por mais cinco meses. É o “prazo real”, diz Agetop;
3- O histórico de mordomias e sumiço de processos que transformaram o traficante Marcelo Gomes de Oliveira, o Zói Verde, em pop star da malandragem e da conivência jurídica em Goiás. Por acaso ele é milionário;
4- Com a crise na coleta de lixo em Goiânia ainda por resolver, Comurg anuncia retirada de parte dos caminhões das ruas para promover economia nos gastos;
5- Não param de crescer os casos de agressão a jornalistas no Brasil. Somente em 2014, 129 profissionais passaram a fazer parte desta triste estatística.
Complemento
Pouco importa para o cidadão comum se a presidente Dilma Rousseff (PT) não dá entrevista há 30 dias. Ou se o prefeito Paulo Garcia (PT) ficou seis meses sem usar sua conta no microblog Twitter. Ou mesmo se o governador Marconi Perillo (PSDB) virou o papa das redes sociais. A comunicação pública somente se consolida se o governante tiver algo relevante para mostrar ou defender. Fora disso é chover no molhado.
Me engana que eu gosto
Desabafo de um influente prefeito da base governista na manhã de hoje: “Os municípios com sérios problemas financeiros e o governo fica vendendo essa bobagem de herança maldita do (José) Taveira para a Ana Carla (Abrão Costa) na Sefaz. Os repasses não foram feitos porque o Marconi (Perillo) não autorizou e ponto final”. Como o comentário ocorreu numa roda de jornalistas, é claro que o prefeito pediu reserva para não atrair a fúria tucana.
Sem passaporte
O ex-ministro José Dirceu (PT) confidenciou a companheiros de partido que pretende fixar residência na França ou Portugal quando terminar de cumprir a pena imposta no caso do mensalão. Ele não contava que a operação Lala Jato iria revelar os quase R$ 4 milhões recebidos de três empresas envolvidas no escândalo. O petista admitiu que seria praticamente impossível continuar morando no Brasil, mas as circunstâncias sinalizam que o continente europeu não irá recebê-lo tão cedo.
Alvo preferencial
Não foi por acaso que o vereador Wellington Peixoto (Pros) abriu fogo contra a secretária municipal de Educação Neyde Aparecida. As duras críticas do parlamentar contra “a má gestão na pasta” refletem o sentimento de revolta na Câmara Municipal com a indiferença de Neyde em relação aos pleitos que lhe são encaminhados. Outros vereadores estão dispostos a ampliar o tiroteio contra a secretária.
Juntas e misturadas
Muito já foi dito e escrito sobre o antigo embate entre as baianas Ivete Sangalo e Cláudia Leitte. Milhares de fãs das cantoras adoravam apimentar a relação, que hoje está mais para lua-de-mel. O que uma faz a outra copia. Letras, declarações, gravidez e participação em programas de tevê são alguns exemplos. Até levar os filhos para o palco dos shows em Salvador elas fizeram praticamente juntas. Pra finalizar, Ivete e Cláudia acabam de gravar música de Carlinhos Brown para peça publicitária.
Discussão sobre isso post