Celular, PC, console, portátil… Cada plataforma tem suas características e cada jogador tem sua preferência. Mas já pararam para pensar no outro lado? O que será que cada plataforma tem de melhor e pior para os desenvolvedores?
Os espanhóis da BeautiFun Games lançaram Nihilumbra para iOS, Steam e PS Vita e trabalham no lançamento para Wii U. Por isso perguntei ao Aniol Alcaraz, produtor, programador e um dos fundadores do estúdio, quais ele considera ser os prós e contras de cada plataforma.
Desenvolvimento:
“Nihilumbra foi desenvolvido usando a engine Unity3D, que permite fazer o jogo para uma plataforma e depois portar para qualquer outra sem precisar reescrever o código. Você só precisa fazer adaptações para cada uma delas, claro.”
Hardware:
“Em termos de hardware, as versões mais fáceis foram as de PC e console. Devido ao processamento poderoso e memória que eles possuem, é mais fácil adicionar efeitos gráficos e resolução superior. Já nos mobiles há menos poder de processamento e memória, especialmente modelos antigos. Tentamos disponibilizar Nihilumbra para o maior número possível de jogadores, então tivemos muito trabalho adaptando o jogo.”
Controle de qualidade:
“Nesse aspecto a versão console foi a mais difícil, pois eles [Sony e Nintendo] possuem padrões muito altos e você tem que ter certeza de que cada detalhe esteja correto. No PC e no mobile foi mais fácil, lá é o desenvolvedor que define seu próprio padrão de qualidade.”
Mercado/Vendas:
“Ainda não lançamos o jogo para consoles*, mas em termos de vendas tudo depende da visibilidade que você obtém em cada loja. Nós conseguimos destaque nas promoções de fim de ano na Steam e entre os melhores de 2012 na App Store. Isso ajudou muito nas vendas e nos permitiu desenvolver nosso próximo jogo:’Megamagic: Wizards of the Neon Age’.”
*Nihilumbra foi lançado para PS Vita após a entrevista.
Interação:
“Isso depende muito do esquema do controle. Em Nihilumbra o jogador pinta o mundo para alterar a física. No iOS, Wii U e PS Vita isso é feito através do touch screen, no PC é feito através do mouse. Eu confesso que acho mais legal pintar diretamente na tela, mas com teclado e mouse também funciona muito bem depois que você pega o jeito.”
Nihilumbra é uma mistura de jogo de plataforma com puzzler baseado em física que tem cenários que são verdadeiras pinturas e conta uma história bacaníssima sobre culpa, depressão, niilismo e descobertas. Eu recomendo MUITO! Confira abaixo o trailer e os links para download:
Para ficar por dentro de notícias, promoções e opiniões sobre jogos de mobiles, curta a página www.facebook.com/
André Garcia é escritor, poeta, membro da Academia de Artes de Cabo Frio e (mobile) gamer
Discussão sobre isso post