Em transmissão na última 3ª feira (11), o prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha, e o secretário municipal de Saúde, Alessandro Magalhães, anunciaram o retorno das cirurgias eletivas na rede pública da cidade.
Esse tipo de cirurgia estava interrompido desde o início da pandemia para manter leitos disponíveis para pacientes com Covid-19.
Mas o que são, afinal, as cirurgias eletivas?
As cirurgias eletivas, ao contrário das de urgência e emergência podem ser postergadas por um ano ou até mais, de acordo com avaliação médica, sem prejuízos à vida do paciente.
As cirurgias de emergência devem ocorrer em até 6h sob risco do paciente perder a vida ou um membro do corpo.
As de urgência, devem ocorrer em um prazo de até 24h.
Importante ressaltar que cirurgias eletivas não significam “opcionais”. Pelo contrário, a cirurgia é necessária, mas não precisa ser feita imediatamente.
São consideradas cirurgias eletivas: para miopia, laqueadura, retirada de hérnias e vesícula, hemorróida, dentre outras.
Filas
De acordo com o secretário de Saúde, os pedidos para cirurgias eletivas serão reavaliados obedecendo a ordem cronológica para dar os encaminhamentos.
A Central de Regulação entrará em contato com os pacientes que ainda não fizeram o pré-operatório.
Aqueles que já estão com os trâmites feitos, o hospital responsável pelo procedimento entrará em contato para agendar a cirurgia.
Discussão sobre isso post