Jornalistas no divã e na cama
Basta juntar um grupo de jornalistas e a conversa sobre a vida alheia corre solta. Os políticos costumam ser os alvos preferidos, obviamente depois dos patrões. Nos corredores do Congresso Nacional, então, a grande maioria dos parlamentares é tratada por adjetivos nada republicanos e comentários desconcertantes. Mas é inevitável: quem desdenha quer comprar.
Jornalista depende do político como fonte e sequer disfarça o tamanho do entusiasmo pelas mordomias que lhe são oferecidas. O resultado dessa combinação une histórias de profissionais como Miriam Dutra, Mônica Veloso, Carolina Oliveira e Cláudia Cruz. As quatro jornalistas ganharam fama extra ao se envolverem, respectivamente, com Fernando Henrique Cardoso, Renan Calheiros, Fernando Pimentel e Eduardo Cunha.
Fila gigantesca
E ao mesmo tempo se transformaram em alvo da inveja de muitos colegas de profissão. Você não leu errado. O que não falta é jornalista adepto do ditado: “falem mal, mas falem de mim”. Miriam virou correspondente da Rede Globo na Espanha depois de um relacionamento amoroso com FHC, Mônica posou para a Revista Playboy como amante oficial de Renan, Carolina e Cláudia estão sendo acusadas de lavagem de milhões de reais para os maridos Pimentel e Cunha.
Resumo da relação mídia-poder: não enxergue no profissional que está atrás do microfone, sem generalizar, um paladino da verdade ou defensor dos fracos e oprimidos. Muitas vezes mal remunerado e explorado profissionalmente, ele pode estar apenas esperando a oportunidade para aderir às tentações proporcionadas pelo dinheiro público. A fila, nesse caso, está dobrando a esquina.
Fatos e argumentos
… Digna de repúdio a falta de sensibilidade da presidente Dilma Rousseff diante da catástrofe que abalou Mariana (MG) e região. Qual país ela comanda mesmo?
… As coletivas de Eduardo Cunha, presidente da Câmara dos Deputados, estão sendo chamadas de “Tomara que Caia” pelos repórteres que cobrem o poder legislativo.
… Secretária da Educação, Raquel Teixeira pode entrar para a história como a exterminadora de eventos tradicionais na área da cultura do Estado.
… Presidente do Goiás, Sérgio Rassi já parece conformado por estar prestes a integrar o seleto grupo de dirigentes que trocou a Série A pela B.
… Recém-contratado pelo Vila Nova, ala Wendell Lira vai desfrutar da fama internacional até o início do Goianão/2016. Depois não terá trégua.
Discussão sobre isso post