Um advogado de Goiânia, proprietário de um escritório no Setor Sul, é suspeito de falsificar procurações de titulares de processos relativos a financiamentos de veículos.
Ele foi alvo da Operação Ulpianus, deflagrada na manha desta quarta-feira, 5, pela 23ª Delegacia Distrital de Polícia (DDP), em Goiânia.
Durante mandado de busca e apreensão em seu escritório, a polícia encontrou carimbos falsificados de um juiz de direito e de um escrivão de polícia da capital.
Falsificações
Segundo informações da delegada titular da 23ª DDP, Érica Bortrel, o advogado de Goiânia falsificava procurações que conferiam o direito de sacar dinheiro de clientes.
As quantias referem-se a depósitos judiciais de ações consignatórias já arquivadas.
Ainda de acordo com a delegada, o advogado buscava clientes que haviam financiado veículos e eram partes em ações revisionais. Em seguida, os orientava a depositar quantias em carta judicial.
Caso o cliente desistisse da ação no curso do processo, ou apresentasse dificuldades em continuar ou ainda se falecesse, o advogado produzia uma procuração de maneira fraudulenta.
Em seguida, solicitava ao juízo o desarquivamento do processo e a expedição de alvará para sacar os depósitos do cliente.
Casos investigados
Em uma das investigações da equipe da 23ª DDP, o advogado de Goiânia falsificou uma procuração em nome de uma cliente falecida em 2016.
Já em outra investigação, o advogado sacou a quantia sem autorização do cliente. A vítima foi surpreendida ao receber mandado de busca e apreensão do veículo.
O crime
O autor será denunciado por falsificação de documento particular, no Artigo 337 do Código Penal Brasileiro.
Se condenado, a pena é de dois a cinco anos de prisão.
LEIA MAIS: Boate no Setor Bueno terá que indenizar ex-BBB em R$ 12 mil
Quer receber notícias em tempo real?
Mande uma mensagem para o Whatsapp do Folha Z e se cadastre para ter as matérias especiais do Folha Z direto do seu celular!
É só adicionar o telefone do jornal à sua agenda e mandar o seu nome e a seguinte mensagem: “quero notícias em tempo real”.
Discussão sobre isso post