Vereador por Aparecida de Goiânia, Orlanes Maranhão (PSB) gravou vídeo mostrando depósitos de poluição no Córrego Santo Antônio.
De acordo com o parlamentar, o vazamento do esgoto ocorre em uma estação elevatória da Vila Maria, causado devido a um furto de fiação elétrica das bombas que realizam a elevação.
Com a falta de energia para operar o sistema, ocorre o transbordamento, fazendo com que o esgoto seja despejado no manancial.
“Mais uma vez a BRK está contaminando o Córrego Santo Antônio. Pedimos providências, acionamos a Secretaria Municipal de Meio Ambiente para ir ao local e multar mais uma vez a BRK por essa contaminação do córrego”, afirmou Maranhão ao portal Notícias Goiás.
Embora um representante da empresa tenha justificado ao vereador que o transbordamento foi ocasionado pelo furto da fiação, ele conta que a situação ainda não foi solucionada.
“Tem uma válvula de escape aqui na elevatória da Vila Maria e toda vez que enche lá ela joga esgoto no córrego. Não deveria ter essa válvula de escape. A Secretaria de Meio Ambiente já veio algumas vezes, já multou, mas o problema persiste”, informou Maranhão.
A BRK repõe a fiação com frequência, mas, para o parlamentar, a solução não é suficiente.
“O problema é que não deveria ter essa válvula de escape, que é de uma boca muito grande, de 50 cm de diâmetro, que joga esgoto no Córrego Santo Antônio”, diz.
À reportagem, a Saneago enviou nota sobre o caso, informando que o funcionamento dos equipamentos foi restabelecido no início da tarde desta 3ª feira (14) e o vazamento foi interrompido.
Confira a nota:
“Na última sexta-feira (09), foi registrado o furto de cabos de energia elétrica das bombas da Estação Elevatória Vila Maria, impedindo o acionamento dos aparelhos tanto por meio da concessionária de energia elétrica, quanto pelo gerador da BRK Ambiental – subdelegada da Saneago para os serviços de esgotamento sanitário no município de Aparecida de Goiânia Em função do ocorrido, houve um episódio de extravasamento no local. Por volta das 12h45, o funcionamento dos equipamentos foi restabelecido e o vazamento foi interrompido.
As estações elevatórias de esgoto dispõem de um extravasor, que é um dispositivo técnico de segurança previsto em lei e licenciado pelos órgãos ambientais para situações emergenciais. Este mecanismo segue a norma da ABNT NBR 12.208:2020 e é acionado apenas em situações pontuais. O extravasor serve para evitar que o esgoto em excesso retorne para residências e imóveis em geral, além de evitar a inundação no local da elevatória, permitindo que as equipes técnicas realizem as manutenções necessárias rapidamente.
Com relação ao odor gerado pelo Sifão 3, está sendo adquirido um sistema de desodorização
Quanto à queixa de extravasamento na Rua Rosário Arantes, na Vila Maria, a BRK Ambiental enviou equipes ao local na tarde desta segunda-feira (13), mas nenhum problema foi constatado; conforme imagem em anexo.
No caso dos bueiros, como trata-se de equipamento de drenagem urbana, a manutenção dos mesmos é realizada pelo poder público municipal.”
Discussão sobre isso post