FZ – Como surgiu a idéia de trabalhar com panificação?
Comecei a trabalhar com panificação em 1984, lá em Porto Velho. Sou de Goiânia, mas fui pra lá trabalhar com meu irmão em uma lanchonete que ele tinha. Comecei fazendo salgados grandes pra vender nas várias lanchonetes da cidade, trabalhei com isso uns 7 anos. Daí eu resolvi investir no meu próprio negócio, aluguei um cômodo e abri a minha primeira padaria, chamava-se Dona.
Fiquei com a Dona aberta em Porto Velho por 4 anos, mas por questões pessoais tive que voltar para Goiânia, então, abri a padaria Della. Agora começa uma nova fase que é a do Empório. Muita gente ainda faz confusão entre a padaria Della e o Empório Della, são coisas diferentes. O Empório é um empreendimento novo que abri em sociedade com outro empresário.
Há muitos anos venho querendo fazer um espaço amplo voltado para panificação mesmo. Quando você aluga um espaço pra trabalhar com confeitaria e panificação ele precisa ser todo adaptado e ao crescer o espaço vai ficando pequeno e fica complicado trabalhar nele ou mesmo modificá-lo. Como eu tinha em mente essa idéia de crescer, decidimos fazer uma coisa maior e aí surgiu o projeto do Empório Della.
FZ – Quando foi a inauguração do Empório?
O Empório Della foi inaugurado no dia 5 de julho desse ano, mas é um projeto que já vem sendo trabalhado há 4 anos.
FZ – Quais os principais desafios você encontrou ao longo do caminho até que a marca Della se tornasse conhecida no mercado goianiense?
A maior dificuldade pro empresário hoje é a mão-de-obra qualificada, principalmente no ramo de panificação, onde falta mão-de-obra específica pra isso. Os meninos aqui do Empório foram todos feitos aqui, aprenderam conosco durante os anos que trabalhamos na Della padaria. Investimos na formação deles, oferecendo treinamentos específicos e cursos ministrados aqui ou em São Paulo.
FZ – Quais são os diferencias da sua empresa em relação às demais que atuam no mesmo ramo?
Em primeiro lugar a estrutura que ficou muito boa, a qualidade dos nossos produtos e principalmente o atendimento ao cliente. Acho que um bom atendimento é fundamental, precisamos melhorar em alguns pontos ainda, mas estamos na busca pela excelência.
FZ – O que significa ser empreendedor para você?
Ser empreendedor é saber a oportunidade de negócio que você tem nas mãos. Claro, ter um conhecimento básico sobre o que você pretende fazer, mas também estar sempre em busca de aprendizado. Muitas vezes você aprende fazendo dia após dia.
FZ – Quais suas expectativas em relação ao novo empreendimento?
Esse empreendimento foi uma coisa que agente vem querendo fazer a muitos anos, a expectativa é muito boa porque foi um investimento bem pensado e planejado. O pessoal está acreditando no potencial do negócio. Desde o dia que abrimos, já houve um crescimento de uns 20%, estamos aprendendo dia-a-dia e investindo em inovação. Já abrimos o serviço de café da manhã, em breve abriremos o grelhado, estamos pensando ainda em massas e sopas a noite. Estamos estruturando tendo em vista o cliente. A minha maior preocupação é com o cliente, quero que ele se sinta bem aqui dentro.
FZ – Estamos falando sobre carreira e conquistas profissionais, existe alguém que você tenha como um exemplo profissional ou até mesmo exemplo de vida?
Meu irmão Wilson. Ele é uma pessoa boa, honesta que sempre trabalhou muito e me ensinou o valor do trabalho. O empreendedor deve priorizar seu próprio negócio e dedicar o tempo que for preciso a ele.
FZ – Se você tivesse a chance de voltar no tempo, você mudaria alguma coisa na sua história?
Mudaria, eu teria estudado, feito um curso superior. Acho muito importante a pessoa estudar, ter uma boa formação isso abre a cabeça e no caso do empreendedor é importante pra saber como trabalhar melhor as idéias. Estou satisfeito do jeito que está, mas se tivesse uma formação superior poderia ter melhorado algumas coisas.
FZ – Hoje você é conhecido como um empresário bem sucedido no seu ramo de atuação. Para você qual é a receita do sucesso?
O ponto chave é a satisfação do cliente, então a receita de sucesso está no respeito e preocupação com o cliente e com a qualidade do produto.
FZ – Que conselho você daria para uma pessoa que está começando agora o seu próprio negócio?
Persistência para fazer o negócio funcionar, porque se não tiver persistência você começa a desmotivar e isso não pode acontecer. Se a pessoa tiver motivação, persistência e trabalhar duro a coisa vai pra frente.
Uma vez, num momento complicado, um senhor me disse: “William, você vai desistir agora que está começando a crescer!”. Eu respondi: ”Mas não estou dando conta de pagar as minhas contas!”. E ele sabiamente me disse: “Você precisa ser persistente!”. Resolvi acatar o conselho e não me arrependo.
Daniella Barbosa
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