O Curso de Especialização em Endodontia da Universidade Paulista (Unip) abriu inscrições para tratamentos de canal a preço de custo em Goiânia.
Para participar da seleção, os interessados deverão entrar em contato por WhatsApp no número (62) 99607-8897 e aguardar mensagem informando o agendamento.
O custo do procedimento será operacional, ou seja, mais barato do que é cobrado em média nas clínicas (entre R$ 700 e R$ 2 mil).
Apenas pacientes de 13 a 60 anos poderão realizar o procedimento.
O que é tratamento de canal?
O tratamento do canal da raiz dentária consiste na retirada da polpa do dente, que é um tecido encontrado em sua parte interna.
Uma vez que a polpa foi danificada, infeccionada ou morta, ela é removida e o espaço resultante deve ser limpo, preparado e preenchido. Este procedimento veda o canal.
Anos atrás, os dentes com polpas infeccionadas ou mortificadas eram extraídos.
Atualmente, um tratamento de canal salva muitos dentes que de outra forma teriam sido perdidos.
Os casos mais comuns de polpa infeccionada ou morta são:
- Dente quebrado;
- Cárie profunda;
- Dano ao dente, como um trauma forte, seja ele recente ou mais antigo.
A polpa infeccionada ou morta, se não for tratada, pode se formar pus na ponta da raiz, dentro do osso maxilar, formando um abcesso.
Isso pode destruir o osso que circunda o dente, causando dor.
Como é tratado o canal?
O tratamento de canal é feito em várias etapas, dependendo do caso.
Primeiramente, é feita uma abertura na parte posterior de um dente frontal ou na coroa de um dente posterior, molar ou pré-molar.
Em seguida, a polpa infeccionada é removida (pulpectomia) e o espaço é esvaziado, alargado e limado, em preparação para o preenchimento.
Se mais de um procedimento for necessário, uma restauração temporária é colocada na abertura da coroa, a fim de proteger o dente no intervalo das consultas.
Em seguida, a restauração temporária é removida e a cavidade da polpa e canal são preenchidos permanentemente.
Um material em forma de cone (flexível) é inserido em cada um dos canais e geralmente selado em posição com um cimento apropriado.
Algumas vezes um pino de plástico ou metal é colocado no canal para se conseguir maior resistência.
Na etapa final, uma coroa é geralmente colocada sobre o dente para restaurar o formato e conferir uma aparência natural.
Se o dente estiver fraturado ou muito destruído, pode ser necessário colocar um pino cimentado no canal antes da confecção da coroa.
‘Uber de moto’: novo app de transportes chega a Goiânia neste mês
Acompanhe tudo que acontece em Goiás seguindo o Folha Z no Instagram (@folhaz), no Facebook (jornalfolhaz) e no Twitter (@folhaz)
Discussão sobre isso post