Os guardas municipais que foram ofendidos por um desembargador enquanto tentavam orientá-lo sobre o uso obrigatório de máscara na praia foram homenageados pela Prefeitura de Santos na tarde de 2ª feira (20).
Cícero Hilário, de 36 anos, e Roberto Guilhermino, de 41, receberam medalhas por conduta exemplar.
De acordo com a administração, a cerimônia foi em reconhecimento aos serviços prestados pelos servidores à sociedade.
Na presença dos familiares dos guardas, a homenagem foi cheia de emoção.
“Fico muito contente pelo reconhecimento ao nosso trabalho. Essa medalha se estende a todos os membros da corporação da Guarda Municipal e para todas as guardas do Brasil. Eu tenho muito orgulho de fazer parte dessa corporação e esse reconhecimento tá sendo muito gratificante”, afirmou Hilário em entrevista a uma emissora de TV local.
Já Guilhermino ressaltou o desafio de manter a calma nesse tipo de abordagem.
“Foi um momento delicado, uma abordagem que a gente se deparou com um cidadão com bastante hostilidade, mas mantemos a calma. É um trabalho de uma vida, eu estou há 18 anos na corporação”, contou.
Relembre o caso
Rodaram o Brasil durante o fim de semana imagens que mostram o desembargador Eduardo Siqueira ofendendo um guarda municipal ao ser multado por não utilizar máscara enquanto caminhava na praia no sábado (18).
O magistrado chamou o guarda de “analfabeto”, rasgou a multa emitida por ele e ainda tentou escapar da situação ligando para o telefone pessoal do secretário municipal de Segurança Pública.
Em nota, o desembargador confirmou a autenticidade do vídeo, mas argumentou que as cenas foram tiradas de contexto.
Na opinião dele, o decreto que obriga o uso de máscaras em locais públicos é “absolutamente inconstitucional”.
“Acabei sendo vítima de uma verdadeira armação”, afirmou.
Eduardo ainda ressaltou que tomará medidas cabíveis para que os direitos dele sejam preservados e que está à disposição das autoridades para esclarecimentos.
Já a Corregedoria Nacional de Justiça determinou a abertura de pedido de providências para apurar a conduta do desembargador.
CONTINUE LENDO ? Confira o novo calendário completo de pagamento do auxílio emergencial
Acompanhe a Folha Z no Instagram (@folhaz), no Facebook (jornalfolhaz) e no Twitter (@folhaz)
Discussão sobre isso post