Após polêmicas recentes envolvendo o presidente da Câmara de Aparecida André Fortaleza (MDB) e a vereadora Camila Rosa (PSD), a Casa teve uma sessão marcada por discursos ressaltando o papel feminino na história e na política nesta 3ª feira (8), Dia Internacional da Mulher.
Abrindo os debates, o vice-presidente Fábio Ideal (PP) clamou que todas as mulheres continuem lutando cada vez mais por seus direitos.
O vereador Aldivo Araújo (MDB) também falou sobre o motivo histórico que levou a data de hoje a ser considerada globalmente como dia da mulher.
Ele narrou que a data teria surgido a partir de um incêndio em uma fábrica têxtil de Nova York em 1911, quando cerca de 130 operárias morreram carbonizadas.
“Em função dessa tragédia se intensificou a luta pelos direitos das mulheres. Já avançamos muito, já que antes a mulher não podia votar, era tratada com desprezo, com desrespeito, mas hoje, graças a deus, avançou muito. Temos mulheres vereadoras, deputadas, promotoras, enfim, avançou, mas ainda precisamos avançar bem mais”, discursou.
Homenagens às mulheres na Câmara de Aparecida
Dando sequência às homenagens, o vereador Roberto Chaveiro (Podemos) elogiou as falas de Araújo e também parabenizou todas as mulheres, em especial as aparecidenses. Ele ainda comentou que muito da eficiência do seu gabinete se dá por, atualmente, ser composto por cerca de 70% de servidoras.
Já o vereador Sandro Oliveira (Cidadania) procurou parabenizar as servidoras da Câmara e lembrou que, diferente de tempos anteriores, hoje a instituição é gerida por várias mulheres.
Por fim, o presidente da Câmara, vereador André Fortaleza (MDB), destacou a data.
“As mulheres já mais do que provaram que são competentes para ocupar qualquer função”, pontuou.
Discussão sobre isso post