A Prefeitura de Goiânia iniciou a digitalização de milhões de documentos arquivados na Secretaria Municipal de Finanças (Sefin) em ação que faz parte da modernização da gestão de processos.
A digitalização teve início em novembro do ano passado e, até fevereiro, foram digitalizados 1.526.597 documentos.
A expectativa é de que a totalidade dos arquivos seja convertida ao formato digital até novembro deste ano.
O processo atende ao Sistema Eletrônico de Informações (SEI), instituído pelo Decreto n° 4.456, de 23 de novembro de 2021.
Processos digitais na Prefeitura de Goiânia
Atualmente, todos os processos da Sefin, entre autos de infração, atualizações de cadastro, Imposto Sobre Transmissão de Imóveis (ISTI), e mesmo dossiês de servidores encontram-se em suporte físico.
Ao todo, são, aproximadamente, 9 milhões de documentos, o que demanda espaço para armazenamento, além de servidores destinados à gestão desses arquivos.
A modernização consiste em digitalizar todos os processos, que começam no ano de 1989, de modo a aprimorar transparência da gestão, garantir segurança e acesso mais fácil às informações, tanto pelos servidores quanto pelos contribuintes.
Após o processo de digitalização, os documentos serão ainda classificados e aqueles que não forem de armazenamento obrigatório ou permanente serão descartados.
Discussão sobre isso post