Um homem de 60 anos foi indiciado nessa 6ª feira (25) por proferir váris xingamentos racistas contra uma mulher que trabalhava em uma distribuidora de bebidas em Aparecida de Goiânia.
De acordo com investigação da da 1ª Delegacia de Polícia Civil da cidade, o crime de injúria racial ocorreu no setor Serra Dourada III, em 05/03/2022.
Por meio de vídeos e depoimentos de testemunhas, a delegada responsável pelo inquérito, Luiza Veneranda, entendeu que existentem elementos caracterizadores da conduta criminosa.
Segundo a investigadora, o autor proferiu frases como: “deixa que eu somo essa conta, gente como você, que tem esse tipo de cabelo não sabe fazer nada direito, fazem gambiarra”, “a gente tem que desconfiar desse tipo de gente, sempre fazem coisas erradas, olha essa menina, olha a cor dela, olha esse cabelo horroroso dela, essa coisa esquisita, feia”, “tenho que desconfiar mesmo, desse tipo de gente, sua horrorosa”.
“Ele praticou o crime de injúria racial, previsto no art. 140, §3 do Código Penal, violência moral que se caracteriza pela utilização de elemento referente à raça da vítima, fato que ofendeu a honra subjetiva desta e constitui, sem dúvida, um verdadeiro vilipêndio a sua dignidade humana, cabendo ao Estado-Juiz adotar as medidas penais necessárias para a punição do autor e posterior inibição de casos semelhantes”, afirmou.
Concluído, o inquérito será encaminhado para a Vara Criminal de Aparecida de Goiânia.
Discussão sobre isso post