A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), registrou – nas últimas seis semanas de 2013 – uma média de 95 casos de dengue na capital. Uma redução de 27% já que a média de casos neste período, que é o pós-epidemia, é de 132 notificações por semana. De acordo com o Informe Dengue divulgado na última quarta-feira, 04, o número de casos da doença continua caindo em Goiânia com relação ao início do ano. Na Semana 36 (dia 05/09 ao dia 10/09), foram registrados 91 casos de dengue.
De acordo com a Diretoria de Vigilância em Saúde da SMS, a curva dos casos de dengue tem diminuído desde a Semana 09, quando foi detectado um total de 4.774 notificados naquela semana, maior valor desde os primeiros registros de dengue na capital em 1994.
Uma queda significativa, resultado de todo o trabalho realizado pela Saúde, como por exemplo, a intensificação das fiscalizações nos 600 pontos estratégicos já registrados pelo município e visitas rotineiras visando eliminar os criadouros e a proliferação do mosquito, bem como a adesão – de parte da população – nas ações de controle vetorial, através da inspeção domiciliar e eliminação de criadouros.
Plano
Segundo o diretor do Departamento de Vigilância e Controle de Zoonoses, Luiz Elias de Camargo, a prefeitura já traça um plano de ação para se antecipar ao período chuvoso. Além das fiscalizações, das visitas rotineiras em estabelecimentos e residências já marcadas por casos da dengue, a SMS executou e vai executar novamente as campanhas “Meu bairro sem dengue”, “Calha Limpa”, “Cata Pneu” (nesta campanha em uma semana foram recolhidos 28.160 em toda Goiânia). Além destas ações, a Secretaria de Saúde, o Ministério da Saúde e Organização Panamericana de Saúde participam de um trabalho de avaliação da metodologia inovadora para o controle do mosquito da dengue.
No Brasil, apenas dois municípios participam deste trabalho, Goiânia e Belo Horizonte. Os principais critérios para escolha foram a capacidade operacional de vigilância epidemiológica, controle vetorial e a gestão destes municípios. Objetivo do estudo é avaliar a implementação de novas medidas de controle vetorial para reduzir os índices de infestação pelo mosquito da dengue.
Estratégias
De acordo com a diretora de Vigilância em da Saúde da SMS, Flúvia Amorim, uma das estratégias empregadas pela Vigilância em Saúde do Município de Goiânia para este trabalho desenvolvido em toda cidade foi a utilização do plano de contingência para enfrentamento de epidemias de dengue. Com ele, foram traçadas estratégias tanto para o controle vetorial, quanto para assistência aos moradores. “Uma estratégia considerada exitosa, pois conseguiu reduzir em 65% o número de óbitos no ano de 2013 em relação ao ano anterior” afirma.
Esta experiência foi selecionada para participar de uma amostra competitiva que acontecerá durante a 13º Amostra de Experiências Bem Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças (EXPOEPI). Evento é realizado pelo Ministério da Saúde, em outubro de 2013, em Brasília.
ANÚNCIO
Discussão sobre isso post