Após a decisão do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) na 3ª feira (8), que reverteu a inelegibilidade do governador Ronaldo Caiado e a cassação do prefeito eleito Sandro Mabel, os bastidores da política goiana entraram em ebulição.
Atenção: Ao copiar material produzido pela Folha Z, favor citar os créditos ao site. Bom jornalismo dá trabalho!
No dia seguinte, 4ª feira (9), com a cúpula do PL anunciando que recorreria ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), Mabel iniciou ofensiva para se aproximar de lideranças do partido.
O primeiro passo foi procurar o deputado federal Gustavo Gayer (PL), um dos nomes mais influentes da sigla em Goiás.
Telefonema de Mabel a Gayer
Conforme apurado pela Folha Z junto a integrantes do núcleo político de Caiado, Mabel tentou contato direto com Gayer por telefone, mas o parlamentar inicialmente não atendeu.
Após insistência do prefeito, o deputado retornou a ligação e aceitou se reunir pessoalmente com ele.
O 1º encontro ocorreu na 5ª feira (10), no Palácio das Esmeraldas, sede do governo estadual.
A reunião contou com a presença do governador Ronaldo Caiado e teve Gayer como único representante da cúpula do PL.

Por que o Gayer?
Ainda segundo fontes ouvidas pela reportagem, tanto o núcleo político de Caiado quanto o de Mabel entenderam que a adesão de Gayer seria fundamental para viabilizar aliança entre o grupo do prefeito e o PL.
A avaliação interna é de que Gayer seria a peça-chave a ser convencida, principalmente por sua postura de forte oposição à base caiadista e pelas críticas que já fez ao grupo.
Internamente, o núcleo duro de Ronaldo Caiado considera que o deputado tem grande influência dentro do bolsonarismo em Goiás, com peso político comparável ao do senador Wilder Morais.
Convencê-lo abriria caminho para diálogos com os demais líderes do PL e fortaleceria as articulações em torno de aliança.
Postura de Sandro Mabel
A movimentação marca mudança de postura de Mabel, que até então vinha mantendo distância de Gayer e seus aliados.
Agora, diante do novo cenário jurídico e político, o prefeito tenta costurar apoios para consolidar sua posição com vistas às eleições de outubro.
Discussão sobre isso post