A maior competição de motociclismo do mundo está de volta ao Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia, após 37 anos.
Atenção: Ao copiar material produzido pela Folha Z, favor citar os créditos ao site. Bom jornalismo dá trabalho!
A edição da MotoGP já tem data marcada: 22 de março de 2026.
O anúncio foi feito na última 5ª feira (24) pelo Governo de Goiás e pela organização do evento, que preveem movimentação econômica de aproximadamente R$ 1 bilhão no Estado.
De acordo com o calendário oficial, o autódromo sediará a etapa internacional entre os dias 20 e 22 de março, incluindo treinos classificatórios e a corrida principal.
Única etapa na América Latina
O governador Ronaldo Caiado comemorou o retorno da competição ao Brasil e destacou que Goiás será o único estado da América Latina a receber uma etapa da MotoGP em 2026.

Modernização do autódromo
Para receber o evento, o circuito passa por uma série de reformas estruturais.
As obras já começaram nas áreas de escape, com instalação de muretas de contenção, guardrails e barreiras de pneus.
A pista receberá nova camada asfáltica, a reta principal será alargada em cerca de um metro e as caixas de brita ampliadas.
Além disso, intervenções nas áreas dos boxes, camarotes, torre de controle, centro médico e prédio administrativo foram iniciadas ainda em janeiro.
Projeção econômica e geração de empregos
Segundo estudo do Instituto Mauro Borges (IMB), a etapa da MotoGP em Goiânia deve movimentar cerca de R$ 1 bilhão e gerar pelo menos 4 mil empregos.
A expectativa é de que mais de 150 mil pessoas passem pelo autódromo, com 12% vindas do exterior e 32% de outros estados, impulsionando setores como hotelaria, transporte, alimentação, comércio e mídia.
Quer receber notícias dos bastidores da política de Goiânia?
Você está convidado a fazer parte de um grupo altamente bem informado sobre os rumos da cidade!
**Mande uma mensagem para o **Whatsapp da Folha Z e se cadastre para ter as matérias especiais da Folha Z direto do seu celular.
É só adicionar o telefone do jornal à sua agenda e mandar o seu nome e a seguinte mensagem: “quero notícias da política de Goiânia”
Discussão sobre isso post