O governador Ronaldo Caiado pode deixar o União Brasil caso o partido não apoie sua candidatura à Presidência da República nas eleições de 2026.
Atenção: Ao copiar material produzido pela Folha Z, favor citar os créditos ao site. Bom jornalismo dá trabalho!
A possibilidade foi admitida pelo próprio governador nesta 4ª feira (21), ao afirmar que tem a pré-disposição de disputar o Palácio do Planalto e que não permanecerá em uma legenda que opte por não lançar candidato.
A avaliação ocorre em meio ao processo de federação entre o União Brasil e o Progressistas, no qual a direção partidária já sinalizou a possibilidade de liberar a base e ficar fora da disputa presidencial.
Para Caiado, esse cenário inviabiliza sua permanência no partido.
“Se o partido tende a não ter um candidato a presidente da República, lógico que não é um partido que vai me atender.
Eu tenho a pré-disposição de ser candidato”, afirmou.
COMANDO NACIONAL
Diante da indefinição interna, o governador confirmou que mantém tratativas com outras siglas e que já comunicou o presidente nacional do União Brasil, Antônio de Rueda, sobre essas conversas.
Segundo ele, a definição da legenda é uma etapa central de sua pré-campanha e precisa ocorrer até 4 de abril, prazo que considera limite para garantir condições políticas de enfrentar o processo de convenções partidárias.
“Tenho partido, mas não posso chegar à convenção sem as condições mínimas para passar por uma arguição”, declarou.
O governador Ronaldo Caiado pode deixar o União Brasil caso o partido não apoie sua candidatura à Presidência da República nas eleições de 2026.
A possibilidade foi admitida pelo próprio governador nesta 4ª feira (21). pic.twitter.com/UCQ0jItuPJ
— Jornal Folha Z (@FolhaZ) January 22, 2026
PODEMOS, PRD E SOLIDARIEDADE
Entre as legendas que já abriram diálogo com o governador estão o Podemos, além do Solidariedade e do PRD, que atuam em federação.
Caiado confirmou as conversas e reforçou que respeitará as decisões do União Brasil, mas não descarta a troca de partido caso não haja apoio formal à sua pré-candidatura presidencial.
“Tenho conversado com outros partidos. Às vezes, o partido [União Brasil] terá posições que eu também vou respeitar e, se não for para ter o apoio à nossa pré-candidatura, vou buscar sim [outro partido]”, disse.
As declarações foram dadas em entrevista ao Poder360, concedida na tarde desta 4ª feira (21), em Brasília.
Quer receber notícias dos bastidores da política de Goiânia?
Você está convidado a fazer parte de um grupo altamente bem informado sobre os rumos da cidade!
**Mande uma mensagem para o **Whatsapp da Folha Z e se cadastre para ter as matérias especiais da Folha Z direto do seu celular.
É só adicionar o telefone do jornal à sua agenda e mandar o seu nome e a seguinte mensagem: “quero notícias da política de Goiânia”




Discussão sobre isso post