A chapa do Avante nas eleições para vereador de Aparecida de Goiânia foi cassada nesta sexta-feira (14) por descumprimento da cota de gênero.
Atenção: Ao copiar material produzido pela Folha Z, favor citar os créditos ao site. Bom jornalismo dá trabalho!
A decisão, ainda em primeira instância, foi proferida pela juíza da 132ª Zona Eleitoral, Wilsianne Novato.
O Avante elegeu apenas um vereador na cidade, Cristiano Zoi, que perderá seu mandato se a decisão for confirmada.
Isso porque ainda cabe recurso no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o que mantém a possibilidade de reversão da cassação.
Em contato com a reportagem da Folha Z, a equipe de Cristiano Zoi garantiu que ele vai recorrer em 2ª instância no TRE em um prazo de até 3 dias.
Contexto da ação
A ação foi proposta pelo PSD e pelo candidato Diego Tufão, que questionaram o registro da candidatura de Rute de Jesus.
Os pessedistas alegam que Rute estava inelegível e que somou apenas 10 votos, além de ter supostamente apoiado a candidatura de outra colega de chapa.
Essa candidatura teria sido fundamental para o Avante atingir os 30,77% de candidaturas femininas exigidos pela cota de gênero.
A juíza julgou a ação como procedente, declarando nulo o registro da chapa do partido, anulando os votos e cassando os diplomas do vereador e de seus suplentes.
Cristiano Zoi, no entanto, não será declarado inelegível.
Quer receber notícias dos bastidores da política de Aparecida?
Você está convidado a fazer parte de um grupo altamente bem informado sobre os rumos da cidade!
**Mande uma mensagem para o **WhatsApp da Folha Z e se cadastre para ter as matérias especiais da Folha Z direto do seu celular.
É só adicionar o telefone do jornal à sua agenda e mandar o seu nome e a seguinte mensagem: “quero notícias da política de Aparecida”.
Discussão sobre isso post