O ex-tesoureiro do PT, Delúbio Soares, é dado como nome praticamente certo na chapa petista para a disputa de uma vaga na Câmara dos Deputados em 2026.
Atenção: Ao copiar material produzido pela Folha Z, favor citar os créditos ao site. Bom jornalismo dá trabalho!
O petista se juntará a um grupo que já conta com 2 deputados federais eleitos e 1 vereador de Goiânia, reforçando a estratégia do partido para ampliar sua bancada em Goiás.
São eles:
- Adriana Accorsi – deputada federal;
- Rubens Otoni – deputado federal;
- Professor Edward Madureira – vereador por Goiânia.
Na eleição de 2022, esses 3 nomes concentraram a maior parte dos votos da federação PT, PCdoB e PV, que conquistou duas cadeiras na Câmara dos Deputados com 235.205 dos 292.767 votos obtidos no pleito.

Estratégia para 2026
De acordo com 2 petistas ouvidos pela Folha Z, a prioridade do partido agora é fortalecer a chapa de candidatos à Câmara dos Deputados.
O objetivo é aumentar a representação de Goiás no Congresso nas próximas eleições.
Um exemplo dessa estratégia é a permanência de Rubens Otoni, que obteve 83.539 votos e se beneficiou de alteração no estatuto do PT, permitindo que deputados com mais de 3 mandatos consecutivos disputem novas eleições – Otoni já está no 6º mandato.
Além de Rubens, a chapa ganha força com a inclusão de Delúbio Soares e do ex-reitor da UFG, Edward Madureira, que foi o 2º vereador mais votado de Goiânia na última eleição municipal.
Embora seu nome seja citado nos bastidores como um dos prováveis postulantes, Edward ainda não confirmou oficialmente sua pré-candidatura para 2026.
Condenação anulada de Delúbio
Natural de Buriti de Goiás, Delúbio Soares foi condenado na Operação Lava Jato e chegou a ser preso em 2018, mesmo ano em que o ex-presidente Lula também foi detido.
No entanto, em 2023, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) anulou sua condenação, ao entender que a 13ª Vara Federal de Curitiba não tinha competência para processar e julgar as acusações contra ele.
Delúbio também esteve envolvido no escândalo do mensalão, o que levou à sua expulsão do PT.
No entanto, anos depois, ele foi reintegrado ao quadro de filiados do partido.
Quer receber notícias dos bastidores da política de Goiânia?
Você está convidado a fazer parte de um grupo altamente bem informado sobre os rumos da cidade!
**Mande uma mensagem para o **Whatsapp da Folha Z e se cadastre para ter as matérias especiais da Folha Z direto do seu celular.
É só adicionar o telefone do jornal à sua agenda e mandar o seu nome e a seguinte mensagem: “quero notícias da política de Goiânia”
Discussão sobre isso post