Apesar de ter ultrapassado o Maranhão em número de habitantes no último Censo, Goiás ainda conta com menos representantes tanto na Câmara dos Deputados quanto na Assembleia Legislativa.
Atenção: Ao copiar material produzido pela Folha Z, favor citar os créditos ao site. Bom jornalismo dá trabalho!
A defasagem já dura 31 anos e foi detalhada em um especial da Folha Z.
Atualmente, Goiás tem 7.056.495 habitantes, 17 cadeiras em Brasília e 41 na Assembleia.
Já o Maranhão, com 6.776.699 habitantes, possui 18 deputados federais e 42 estaduais.
Essa diferença se deve à falta de atualização na distribuição das cadeiras, que precisa ser aprovada pelo Congresso Nacional.
A proposta em debate prevê o aumento do número de deputados federais de 513 para até 527, o que evitaria a simples redistribuição das vagas já existentes, processo que resultaria na perda de representantes para alguns estados.
Caso a nova distribuição seja aprovada, Goiás deve conquistar ao menos uma nova cadeira na Câmara e outra na Assembleia, mesmo que o número total de deputados federais se mantenha em 513.
Determinação do STF
O Supremo Tribunal Federal (STF) já determinou que a redistribuição deve ser feita ainda em 2025, antes do próximo pleito.
Enquanto isso, parlamentares tentam negociar formas de amenizar o impacto da perda de vagas em estados como o Rio de Janeiro (-4), Rio Grande do Sul (-2) e Paraíba (-2) — este último reduto do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos).
📊 Você concorda com a redistribuição das cadeiras?
🔎 Confira o especial completo no site da Folha Z:
Defasagem de 31 anos: segundo censo, Goiás deveria ter vaga extra na Câmara dos Deputados
Alego com 42 cadeiras e Câmara com 18? FZ calculou quem seria eleito em cenário atualizado
Discussão sobre isso post