O Governo de Goiás lançou nessa 2ª feira (27) editais de inscrição para casas de graça em 30 municípios da 1ª etapa do programa Pra Ter Onde Morar – Construção.
No programa, as moradias são pagas integralmente pelo governo, em parceria com os municípios, que entram com terreno e infraestrutura.
Cada unidade custa em média até R$ 127 mil e é destinada a famílias de alta vulnerabilidade, com renda familiar de até um salário mínimo.
Cidades com vagas
O processo seletivo vai começar imediatamente nos municípios de Santo Antônio do Descoberto, Campestre, Mairipotaba, Rio Verde, Hidrolândia, Cristianópolis, São João da Paraúna, Buriti de Goiás, Iporá e Damolândia.
Nos demais municípios, os editais serão publicados nos próximos dias.
“Este é um programa inédito em Goiás e no País. O objetivo, por determinação do governador, foi estruturar um programa eficiente que atendesse especialmente famílias que mais precisam, no interior”, afirmou o presidente da Agência Goiana de Habitação (Agehab), Pedro Sales.
Segundo ele, as obras dos 10 primeiros municípios estão bem avançadas, com mais de 95% de execução.
Confira os editais:
- Santo Antônio do Descoberto: 28 casas
- Campestre de Goiás: 50 casas
- Mairipotaba: 30 casas
- Rio Verde: 50 casas
- Cristianópolis: 50 casas
- São João da Paraúna: 40 casas
- Iporá: 50 casas
- Damolândia: 27 casas
1ª etapa do programa Para Ter Onde Morar – Construção
A 1ª etapa do programa conta com investimento de mais de R$ 155 milhões para construção de 1.369 unidades habitacionais nos 30 municípios.
Outros 100 municípios integram a segunda e a terceira etapas, somando cerca de 6 mil unidades já garantidas para a população.
Poderão participar do processo seletivo famílias com renda até 1 salário mínimo, nunca antes beneficiadas em programa de moradia, inscritas no CadÚnico e que morem há pelo menos 3 anos no município.
As inscrições serão feitas pelo site da Agehab, com suporte das prefeituras.
Após a publicação do edital de cada município no Diário Oficial do Estado, há um período de 3 dias para impugnação.
Em seguida, as inscrições serão abertas por 15 dias.
Casas de graça
As moradias que serão entregues tiveram obras iniciadas em 2022.
No novo modelo instituído no ano passado, empresas interessadas em construir empreendimentos habitacionais em parceria com o Governo de Goiás têm também compromisso contratual de construir moradias a custo zero em cidades apontadas pela Agehab.
A iniciativa conta com recursos provenientes do Fundo de Proteção Social de Goiás (Protege), coordenado pelo Gabinete de Políticas Sociais (GPS).
Cada moradia possui sala de estar/jantar, cozinha, circulação, dois quartos, sendo um de casal, um banheiro, área de serviço coberta, quintal, acesso de pedestre cimentado, recuo frontal gramado, com área construída de no mínimo 42 m².
Discussão sobre isso post