O julgamento que pode levar à cassação do mandato do vereador Cristiano Zoi (Avante) foi adiado por falta de quórum na última 6ª feira, 23.
Atenção: Ao copiar material produzido pela Folha Z, favor citar os créditos ao site. Bom jornalismo dá trabalho!
A sessão do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) não pôde ser realizada porque apenas 6 dos 7 desembargadores estavam presentes, número insuficiente para a análise do caso, que exige plenário completo.
Ainda não há nova data definida para a retomada da votação.
A ação judicial em questão, proposta pelo PSD e pelo ex-candidato Diego Tufão, contesta a validade da chapa proporcional do Avante nas eleições de 2020 em Aparecida de Goiânia.

Cota de gênero
O argumento central gira em torno da candidatura de Rute de Jesus, que teria sido registrada apenas para cumprir a cota mínima de gênero de 30%, como exigido pela legislação eleitoral.
Segundo os autores da ação, Rute estava inelegível e somou apenas 10 votos, além de supostamente ter atuado em apoio a outra candidata da própria legenda.
Essa conduta, segundo o PSD, indicaria que a candidatura não foi real, configurando manobra para burlar a cota de gênero e, portanto, tornando a chapa irregular.
Com a possível anulação da chapa do Avante, o único vereador eleito pelo partido em Aparecida, Cristiano Zoi, perderia o mandato.
Nesse cenário, a vaga seria herdada por Diego Tufão, que ficou na suplência.
Posicionamento de Cristiano Zoi
Procurado pela Folha Z, Zoi afirmou que confia na lisura do processo eleitoral e na atuação de sua equipe jurídica.
“A Rute enfrentou muitos obstáculos, mas disputou a eleição de forma legítima. A tentativa de desqualificar sua candidatura é injusta. Não houve fraude”, declarou.
Quer receber notícias dos bastidores da política de Aparecida?
Você está convidado a fazer parte de um grupo altamente bem informado sobre os rumos da cidade!
**Mande uma mensagem para o **WhatsApp da Folha Z e se cadastre para ter as matérias especiais da Folha Z direto do seu celular.
É só adicionar o telefone do jornal à sua agenda e mandar o seu nome e a seguinte mensagem: “quero notícias da política de Aparecida”.
Discussão sobre isso post