O governador Ronaldo Caiado (União Brasil) criticou a PEC da Blindagem (PEC 3/2021), destacando que a proposta representa um afastamento do Congresso em relação à sociedade e pode abrir espaço para o crime organizado dentro da política institucional.
Atenção: Ao copiar material produzido pela Folha Z, favor citar os créditos ao site. Bom jornalismo dá trabalho!
Segundo ele, a medida cria um “divórcio do Congresso Nacional com o povo brasileiro” e terá consequências negativas para a política nacional.
A PEC, ao exigir autorização prévia da própria Casa Legislativa para processar deputados e senadores no STF, altera o sistema de freios e contrapesos e pode dificultar a responsabilização de parlamentares.
Decisão dos senadores de Goiás
Os senadores de Goiás (Kajuru, Vanderlan Cardoso [Pedro Chaves] e Wilder Morais) têm agora a oportunidade de decidir se a proposta seguirá adiante.
Votar contra a PEC seria gesto de alinhamento com a responsabilidade institucional e com a necessidade de manter mecanismos de controle e fiscalização sobre parlamentares.
Ao exigir que o Senado rejeite a proposta, Caiado reforça ponto central: o Congresso Nacional deve ser espaço de representação, e não de proteção indevida de interesses pessoais ou criminosos.
A postura do governador evidencia sensibilidade às demandas sociais por ética, responsabilidade e segurança institucional, e demonstra alinhamento com princípios fundamentais da democracia.
Interesses corporativos
Em síntese, a iniciativa de Caiado é louvável, pois coloca a sociedade acima de interesses corporativos e pressiona o Legislativo a adotar medidas que preservem a integridade da política nacional.
É uma sinalização clara de que o combate à impunidade e à corrupção deve ser prioridade, mesmo diante de pressões internas no Congresso.

Quer receber notícias dos bastidores da política de Goiânia?
Você está convidado a fazer parte de um grupo altamente bem informado sobre os rumos da cidade!
**Mande uma mensagem para o **Whatsapp da Folha Z e se cadastre para ter as matérias especiais da Folha Z direto do seu celular.
É só adicionar o telefone do jornal à sua agenda e mandar o seu nome e a seguinte mensagem: “quero notícias da política de Goiânia”
Discussão sobre isso post