Diferente do 1º debate entre os candidatos a prefeito de Goiânia, o clima esquentou na encontro organizado pela TV Brasil Central.
O 2º debate da Capital ocorreu nesta 2ª feira (20).
O formato proposto pela organização favoreceu os candidatos que foram para a trincheira e buscaram embates mais incisivos.
Os 6 candidatos podiam perguntar sobre o que queriam e tiveram a liberdade para usar os estúdios e câmeras como bem entendessem.
Participaram:
- Adriana Accorsi (PT);
- Fred Rodrigues (PL);
- Matheus Ribeiro (PSDB);
- Rogério Cruz (Solidariedade);
- Sandro Mabel (União Brasil);
- Vanderlan Cardoso (PSD).
Embates e disputas entre candidatos em Goiânia
Todos os candidatos participantes do debate travaram ao menos 1 embate com cada um dos outros 5 nomes presentes.
Na sua 1ª pergunta, por exemplo, o candidato Mabel já mostrou uma nova postura, após a demissão do marqueteiro Fabiano Ribeiro.
Ele aproveitou a presença do senador Vanderlan, que havia faltado o 1º embate, para questionar se parlamentar tem cargos no Governo Federal, o que foi confirmado mais à frente por Cardoso.
Apesar do embate, o pessedista se destacou ao fugir das pegadinhas propostas pelos demais candidatos.
Mais tarde, Matheus conseguiu desestabilizar o candidato Fred Rodrigues.
Os 2, que já protagonizaram pequenos embates no 1º encontro, desta vez subiram o tom entre si.
Ao longo do encontro, Fred chegou a pedir direito de resposta por fala do tucano sobre a cassação do mandato do liberal na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
O pedito, porém, não foi aprovado pelo debate.
Adriana e Rogério foram desfavorecidos
Adriana Accorsi (PT) e o prefeito Rogério Cruz (Solidariedade) foram desfavorecidos pelo formato que valorizou as discussões mais acaloradas.
A petista, que lidera as pesquisas de intenção de voto, foi a vidraça do encontro.
Tanto o histórico de seu partido, que governou a cidade por 3 vezes, quanto a imagem da candidata foram abordados por praticamente todos os outros 5 candidatos.
Adriana, no entanto, ao buscar um debate mais propositivo, por muitas vezes deixou os demais candidatos sem resposta sobre os temas mais delicados, como votação de projetos importantes ou candidatos de sua chapa de vereadores.
O único embate mais incisivo da petista foi com o candidato Sandro Mabel, quando ela questionou ao candidato do governador Caiado por que o chefe do Executivo não ajudou a cidade.
Rogério apagado
O prefeito Rogério foi outro que não se beneficiou do formato.
O chefe do Executivo, que havia se beneficiado do 1º debate por ter o mandato em mãos e dados na ponta da língua tentou novamente usar a estratégia, mas como mencionado no início, o debate não foi de ideias e sim de embates.
Apesar do sentimento ser este, o candidato também usou o espaço por muitas vezes para criticar as gestões petistas.
Quer receber notícias dos bastidores da política de Goiânia?
Você está convidado a fazer parte de um grupo altamente bem informado sobre os rumos da cidade!
**Mande uma mensagem para o **Whatsapp da Folha Z e se cadastre para ter as matérias especiais da Folha Z direto do seu celular.
É só adicionar o telefone do jornal à sua agenda e mandar o seu nome e a seguinte mensagem: “quero notícias da política de Goiânia”