Duas motocicletas de servidores da Prefeitura de Aparecida de Goiânia foram furtadas na mesma semana no estacionamento da Cidade Administrativa, sede do Executivo Municipal.
A 1ª vítima foi o fotógrafo Jhonney Macena, de 32 anos, lotado na Secretaria de Comunicação.
Macena foi fotógrafo da ex-primeira-dama Mayara Mendanha.
Sua moto, um Honda CG 125 Titan vermelha, foi furtada no dia 24/01/2023, data em que a prefeitura realizava um grande evento de homenagem ao ex-governador e ex-prefeito Maguito Vilela.

Na data, foi inaugurado um busto de Maguito em frente ao prédio sede do Poder Executivo.
Acompanhavam as atividades o prefeito Vilmar Mariano, o governador Ronaldo Caiado, o vice-governador Daniel Vilela, o ex-prefeito Gustavo Mendanha e dezenas de outras lideranças políticas.
A Polícia Militar e Guarda Civil Municipal faziam a segurança do evento.

A vítima registrou um boletim de ocorrência no dia seguinte aos fatos, por volta das 9h do dia 25/01/2023, no 1º Distrito Policial de Aparecida de Goiânia.
A motocicleta, ano 2007, tem situação regular junto ao Departamento de Trânsito de Goiás (Detran-GO).
2ª moto furtada em Aparecida
Na sequência, também foi vítima Jonatas Silva, conhecido como “Gaguinho”.
Coordenador na Secretaria Municipal de Articulação Política, ele é homem de confiança do ex-titular da pasta, Tatá Teixeira.
Sua moto, uma Honda Biz, foi furtada no dia 27/01/2023.
O crime ocorreu à luz do dia, também no estacionamento próximo à praça da Cidade Administrativa.
A Folha Z apurou que Jonatas não registrou boletim de ocorrência.
Centro de Inteligência Tecnológica (CIT)

Segundo fontes da prefeitura ouvidas pela reportagem, ambas as vítimas solicitaram as imagens da Centro de Inteligência Tecnológica (CIT), que monitora mais de 600 câmeras instaladas nas imediações da Cidade Administrativa e de todo o município.
A resposta que obtiveram, porém, foi que as gravações localizadas não registraram os furtos das motocicletas.
Em relação ao 1º furto, a reportagem apurou que todas as câmeras estavam voltadas para acompanhar a cerimônia de inauguração do busto de Maguito Vilela e, por isso, não conseguiram capturar o ocorrido.
O sistema de vigilância do município faz parte do projeto de Cidade Inteligente e, ao custo de R$ 55 milhões, foi um dos principais motes da gestão do ex-prefeito Gustavo Mendanha.
Entre os seus objetivos iniciais está prover informações para a ação das forças de segurança no combate ao crime e outras ocorrências.


A base de monitoramento, inclusive, fica ao lado do estacionamento da prefeitura, a poucos metros do local onde os crimes ocorreram.
A reportagem entrou em contato com a assessoria da Prefeitura de Aparecida de Goiânia e aguarda retorno sobre o caso.
Até 15/02/2023, as motocicletas ainda não haviam sido recuperadas.
Discussão sobre isso post