Os prefeitos eleitos pela 1ª vez em 2024 poderão usufruir de uma oportunidade inédita: a chance de permanecer por até 10 anos no comando de seus municípios.
Atenção: Ao copiar material produzido pela Folha Z, favor citar os créditos ao site. Bom jornalismo dá trabalho!
Esse cenário envolve os gestores das 3 maiores cidades de Goiás:
- Goiânia: Sandro Mabel (União Brasil)
- Aparecida de Goiânia: Leandro Vilela (MDB)
- Anápolis: Márcio Corrêa (PL)
A possibilidade surge a partir de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC), aprovada recentemente pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado.
Se aprovada também pelo plenário do Senado e, posteriormente, pela Câmara dos Deputados, a proposta unificará as eleições para todos os cargos eletivos, de vereador a presidente, a partir de 2034, com mandatos de 5 anos.
Até lá, haverá um período de transição.

Decênio municipal
Em 2028, por exemplo, ocorrerá uma eleição atípica: prefeitos e vereadores eleitos naquele ano terão mandatos de 6 anos.
Assim, os atuais prefeitos que conquistarem a reeleição em 2028 poderão governar por um total de 10 anos, somando os 4 anos iniciais com os 6 do novo mandato.
Quer receber notícias dos bastidores da política de Goiânia?
Você está convidado a fazer parte de um grupo altamente bem informado sobre os rumos da cidade!
**Mande uma mensagem para o **Whatsapp da Folha Z e se cadastre para ter as matérias especiais da Folha Z direto do seu celular.
É só adicionar o telefone do jornal à sua agenda e mandar o seu nome e a seguinte mensagem: “quero notícias da política de Goiânia”
Discussão sobre isso post