As definições para a gestão municipal a partir de 2025 ganham escopo somente após o resultado das eleições para prefeito, mas com a bancada de vereadores definida, alguns nomes já mostram força e articulação para assumir a presidência da Câmara.
Atenção: Ao copiar material produzido pela Folha Z, favor citar os créditos ao site. Bom jornalismo dá trabalho!
A Folha Z lista 3 nomes fortes para assumir o posto, caso o resultado aponte vitória de Sandro Mabel (União) no 2º turno, contra Fred Rodrigues (PL).
Romário Policarpo (PRD)
Reeleito com 11.496 votos, Romário Policarpo foi o mais bem votado entre os vereadores que já tem mandato.
Está em seu 3º mandato como presidente da Câmara pode concorrer a um 4º, se tiver interesse.
Romário tem força na Casa e integra grupo político liderado pelo presidente da Assembleia Legislativa, Bruno Peixoto, e que responde ao governador Ronaldo Caiado, um dos principais cabos eleitorais de Mabel.
Thialu Guiotti (Avante)
Atual vice-presidente da Câmara, Thialu tem o sonho de assumir o comando da Casa.
Foi reeleito com 4.425 votos e costura alianças para tentar a presidência com o projeto em vista.
Thialu também é presidente do Avante, 1º partido a declarar apoio a Sandro Mabel e ganhou confiança do candidato devido à sua participação ao longo do 1º turno, o que pode colaborar em negociações caso ele se torne o prefeito de Goiânia.
Lucas Vergílio (MDB)
Lucas Vergílio é empresário forte no ramo de corretora de seguros e chega à Câmara com experiência de 2 mandados como deputado federal por Goiás.
A passagem por Brasília inclui liderança da bancada do Solidariedade.
Vergílio foi eleito vereador com 6.308 votos.
Também foi titular da Secretaria de Governo do Estado de Goiás (Segov) de Ronaldo Caiado, que passou a ser denominada Secretaria de Relações Institucionais (Serint) após sanção da reforma administrativa.
Sua movimentação para a presidência já é articulada.
O grupo de Lucas Vergílio trabalha para ter a bênção do governador Ronaldo Caiado, principal cabo eleitoral de Mabel.
Sequência de mandato na Câmara
Romário Policarpo pode concorrer a reeleição para Presidente da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Goiânia graças à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).
Por maioria, o plenário do Supremo rejeitou o trâmite da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 1.016, ajuizada contra norma da Câmara Municipal de Goiânia que permite a recondução de membros da mesa diretora para o mesmo cargo, na eleição subsequente, na mesma legislatura.
O Tribunal de Justiça de Goiás então enfrentou o tema para considerar o marco temporal de 7/1/21 como o válido para contagem de eleições de Mesa.
Logo, todos aqueles eleitos após a data estão no 1º mandato para efeito legal.
Quer receber notícias dos bastidores da política de Goiânia?
Você está convidado a fazer parte de um grupo altamente bem informado sobre os rumos da cidade!
**Mande uma mensagem para o **Whatsapp da Folha Z e se cadastre para ter as matérias especiais da Folha Z direto do seu celular.
É só adicionar o telefone do jornal à sua agenda e mandar o seu nome e a seguinte mensagem: “quero notícias da política de Goiânia”
Discussão sobre isso post