Após reunião entre a Prefeitura de Aparecida de Goiânia e representantes da regional do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás (Sintego), professores municipais realizaram assembleia nessa 5ª feira (16) e decidiram firmar um acordo para o pagamento do piso nacional da categoria na cidade em abril, retroativo a março, além da diferença salarial dos servidores administrativos do ano de 2015.
O encontro havia sido agendado para tratar do índice de 14,95% estabelecido pelo MEC e de como incorporá-lo ao Piso Nacional do Magistério, serviu também para tratar do pagamento de diferenças salariais dos administrativos.
A reunião foi conduzida pelo prefeito Vilmar Mariano, pelo secretário da Educação, professor Divino Gustavo, e pelo titular da Procuradoria Geral do Município, Fábio Camargo.
A negociação foi encabeçada pela Secretaria da Educação, com apoio do secretário da Fazenda André Rosa.
“Estamos sempre ouvindo as demandas dos professores e vamos trabalhar sempre juntos para melhorar a Educação de Aparecida”, afirmou o secretário Professor Divino.
Enquanto a reunião acontecia, os servidores aguardavam os resultados da negociação em frente ao prédio da Cidade Administrativa.
A mobilização foi convocada pelo próprio sindicato que aproveitou a ocasião para, em assembleia, deliberar sobre a proposta apresentada pela prefeitura.
“Temos o objetivo único de valorizar cada vez mais os servidores de Aparecida de Goiânia”, afirmou Professor Divino.
O encontro contou ainda com a participação do deputado estadual Veter Martins e dos vereadores que fazem parte da Comissão da Educação na Câmara Municipal, Willian Panda (PSB), Valéria Pettersen (MDB), Isaac Martins (Patriota), Marcos Miranda (Republicanos) e Erivelton Contador (Progressista).
Piso salarial
Com relação ao piso salarial, ficou acertado que a prefeitura fará o pagamento integral do índice estabelecido pelo MEC para o ano de 2023.
O percentual de 14,95% será incorporado na folha de pagamento dos servidores e será pago no contracheque do mês de abril, que será retroativo ao mês de março.
“Todos sabem das dificuldades das prefeituras em conseguir arcar com o pagamento do piso. Aparecida de Goiânia, porém, está empenhada no sentido de cumprir e fazer o possível para valorizar os nossos professores”, comentou o prefeito Vilmar Mariano.
Servidores Administrativos
Para os servidores administrativos que aguardam uma diferença salarial referente ao ano de 2015, a prefeitura propôs a quitação do pagamento desses valores em 7 parcelas, o que totalizará aproximadamente R$ 1 milhão.
A proposta também foi aceita pela categoria em apreciação realizada na mesma assembleia.
“O sindicato sempre buscou o diálogo e, com isso, a solução para as demandas dos profissionais da educação. Esse retroativo era bastante aguardado pelos servidores”, concluiu o presidente do Sintego, professor Valdeci Português.
Projeto
O Executivo enviará ainda um projeto de lei para ser apreciado na Câmara Municipal para troca de nomenclatura dos Assistentes Educacionais para Assessores Pedagógicos para que esses possam ter a diminuição do tempo de contribuição de 30 para 25 anos.
A prefeitura ainda pretende pagar a diferença salarial dos agentes educativos que realizam dobras no município.
O projeto deve ser enviado para a Câmara em breve e o Executivo pretende iniciar os pagamentos em abril.
Discussão sobre isso post