O presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), Bruno Peixoto (União Brasil), afirmou que a base de apoio a Daniel Vilela (MDB) para as eleições de 2026 já reúne ao menos 16 partidos.
Atenção: Ao copiar material produzido pela Folha Z, favor citar os créditos ao site. Bom jornalismo dá trabalho!
Caso o número se confirme, a chapa terá 4 partidos a mais do que a que reelegeu o governador Ronaldo Caiado em 2022.
“Trabalhamos para consolidar aliança com 16 partidos que tenham tempo de televisão e tenham superado a cláusula de barreira. A meta é montar a maior coligação do pleito, com o maior número de candidatos a deputado estadual e federal”, disse Peixoto em entrevista à Folha Z, durante o lançamento da pré-campanha de Caiado à Presidência da República.
Coligação robusta
Entre as siglas já alinhadas estão o União Brasil, partido de Caiado, e o MDB, de Daniel Vilela.
Também integram a base o PP, Avante, Solidariedade, Podemos, PMB, PSD, PRD, Democracia Cristã (DC), Republicanos e Agir.
A articulação política tem como foco reunir partidos que superaram a cláusula de barreira e contam com tempo significativo de propaganda no rádio e na TV.
PSB ainda indefinido
Um dos partidos que ainda não teve presença confirmada na coligação é o PSB.
Apesar da relação próxima com Bruno Peixoto e da viagem recente do deputado estadual Karlos Cabral (PSB) a Salvador, o apoio da legenda segue indefinido.
“O PSB é uma possibilidade com a qual dialogamos, mas, neste momento, nosso foco está nas legendas de centro e direita. Essa definição será amadurecida ao longo do tempo. Hoje, trabalhamos com a projeção de 16 partidos que superaram a cláusula de barreira”, concluiu Bruno.
Discussão sobre isso post