Em entrevista exclusiva à Folha Z, o senador e presidente estadual do PSD em Goiás, Vanderlan Cardoso, comentou sobre o futuro político do ex-prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha, dentro do partido.
Mendanha alega que ingressou no PSD sob a promessa de apoio para disputar o Senado em 2026, mas as recentes declarações de Vanderlan indicam que o cenário interno da sigla pode ser mais disputado do que o previsto.
Vanderlan confirmou que pretende buscar a reeleição.
Ao falar sobre Mendanha, o parlamentar destacou que o ex-prefeito ainda precisa “mostrar trabalho” e ajudar na estruturação da legenda.
“Gustavo Mendanha é um amigo e veio para o partido a convite meu e do presidente [nacional] Gilberto Kassab”
Completou:
“Eu disse para ele, tanto eu quanto o Gilberto, que dentro do partido ele poderia ser o que quisesse, de deputado estadual até governador”, afirmou Vanderlan.

Vice-governador
O senador também revelou que, inicialmente, Mendanha teria manifestado o desejo de ser pré-candidato a vice em uma eventual chapa majoritária.
“A princípio ele queria que a gente defendesse ele ser vice. Eu falei: sem problema nenhum, mas o plano B qual é? Faça seu trabalho, venha contribuir no partido”, disse.
Vanderlan reforçou a importância de engajamento de todos os filiados na formação das chapas proporcionais, especialmente para deputado federal e estadual.
“Nós temos que formar chapas e não é fácil, porque a disputa para candidatos de deputado estadual e principalmente para federal é muito grande. Precisamos da ajuda de todos.”
Em tom crítico, o senador pediu que as discussões internas do PSD sejam feitas de forma institucional e não pela imprensa.
“Já que ele veio para o partido, vamos fazer esse trabalho e discutir conosco, e não discutir pela imprensa. Tem umas coisas que parecem coisa de menino barrigudo”, disparou.
🔐 Vídeo – Vanderlan-sobre-Gustavo-Mendanha de Folha Z
Contexto político
A relação entre Vanderlan Cardoso e Gustavo Mendanha tem sido observada com atenção nos bastidores da política goiana.
Mendanha, que foi candidato ao governo de Goiás em 2022 e terminou em 2º lugar, busca consolidar espaço no PSD com o objetivo de disputar o Senado em 2026.
Entretanto, a intenção de Vanderlan de concorrer à reeleição coloca os 2 nomes no mesmo campo de disputa dentro do partido.
Gustavo Mendanha
Por outro lado, Mendanha se movimenta e já articula com lideres de outras siglas possível desembarque do PSD.
O ex-prefeito de Aparecida já teve conversa com o comando do Solidariedade e do Podemos.
Quer receber notícias dos bastidores da política de Aparecida?
Você está convidado a fazer parte de um grupo altamente bem informado sobre os rumos da cidade!
**Mande uma mensagem para o **WhatsApp da Folha Z e se cadastre para ter as matérias especiais da Folha Z direto do seu celular.
É só adicionar o telefone do jornal à sua agenda e mandar o seu nome e a seguinte mensagem: “quero notícias da política de Aparecida”.




Discussão sobre isso post