Os vereadores de Goiânia aprovaram, na última sessão do ano, realizada nesta 3ª feira (30), a revogação da Taxa de Limpeza Pública (TLP), conhecida como taxa do lixo.
A reunião durou cerca de 4 horas e precisou ser prorrogada 2 vezes.
A revogação da TLP foi o principal ponto da sessão.
O projeto é de autoria do vereador Lucas Vergílio (MDB), mas a redação final ficou a cargo do vereador Thialu Guiotti (Avante), que apresentou emenda condicionando o fim da cobrança à apresentação de um estudo de impacto financeiro e de medidas de compensação da renúncia de receita.
O texto passou por 5 votações.

Emenda
Uma emenda do vereador Coronel Urzêda (PL) foi rejeitada 2 vezes.
Na segunda análise, após pedido para recontagem dos votos, já que parlamentares que participavam de forma virtual não tiveram os votos computados inicialmente , a emenda foi definitivamente rejeitada por 20 votos a 13.
Destaque
Outro ponto que exigiu mais de uma votação foi um pedido de destaque da vereadora Kátia Maria (PT).
Durante a sessão, o secretário-geral da Casa, Henrique Alves (MDB), informou que houve erro na primeira votação, em razão de uma alteração no painel eletrônico.
O destaque foi rejeitado, e a redação de Thialu Guiotti foi mantida por 19 votos a 14.

Aprovação
Após essas votações, o texto final foi aprovado por unanimidade, sem necessidade de voto nominal.
Apesar disso, a redação é alvo de críticas da oposição, que reuniu vereadores do PT e do PL, além do próprio autor da proposta, Lucas Vergílio. Segundo ele, da forma como foi aprovada, a lei pode ser executada independentemente do Estudo de Impacto Orçamentário.
O parlamentar afirmou ainda que, caso a norma não seja colocada em vigor, poderá acionar o Poder Judiciário.
Quer receber notícias dos bastidores da política de Goiânia?
Você está convidado a fazer parte de um grupo altamente bem informado sobre os rumos da cidade!
**Mande uma mensagem para o **Whatsapp da Folha Z e se cadastre para ter as matérias especiais da Folha Z direto do seu celular.
É só adicionar o telefone do jornal à sua agenda e mandar o seu nome e a seguinte mensagem: “quero notícias da política de Goiânia”


Discussão sobre isso post