Anápolis recebe Festival de Balonismo

Festival de Balonismo anima Anápolis (Foto: Divulgação)
Festival de Balonismo anima Anápolis (Foto: Divulgação)

Entre os dias 23 e 26 de junho, a cidade de Anápolis (GO) será palco de um dos mais charmosos e coloridos eventos de Goiás. Neste período, o município recebe o III Festival de Balonismo – único da região Centro-Oeste e consolidado como referência para os amantes dessa modalidade esportiva.

Toda a programação será no Parque da Cidade. O evento é uma realização da prefeitura de Anápolis e da empresa Blue Sky, com apoio da Confederação Brasileira de Balonismo (CBB), Federação Goiana de Balonismo (Fegob), Base Aérea de Anápolis (Baan) e Câmara de Dirigentes Lojistas de Anápolis (CDL).

Estão programados para os quatro dias de evento voos competitivos, apresentações artísticas, shows com bandas locais, voos guiados e uma bela exibição noturna chamada “Night Glow”. O Festival terá ainda atividades em escolas públicas da cidade visando a divulgação do esporte, concurso cultural e sorteios nas redes sociais.

O III Festival de Balonismo de Anápolis contará com a presença de oito competidores nacionais, sendo que três deles representarão o Brasil no Campeonato Mundial de Balonismo, que acontece em novembro na cidade de Saga, Japão.

Abertura

Programada para o dia 23, a abertura oficial do III Festival de Balonismo de Anápolis acontece no Parque da Cidade a partir das 15h. Haverá a exibição de um balão estilizado (formato diferente do convencional), apresentação das equipes competidoras e presença vip do cantor sertanejo João Lucas, da dupla João Lucas & Marcelo.

Várias provas estão marcadas (Foto: Divulgação)
Várias provas estão marcadas (Foto: Divulgação)

Provas

As atividades competitivas do período da manhã serão realizadas nos dias 24, 25 e 26, sempre com início às 7h20. Nos dias 24 e 25 haverá também competições vespertinas. As equipes se concentrarão no Parque da Cidade e a saída do balões está marcada para as 16h.

As competições de balonismo buscam medir o talento e a capacidade do piloto em conduzir o balão por percursos previamente determinados. Um dos aspectos mais avaliados é a precisão.

Durante a prova o piloto precisa elaborar um plano de voo mental e navegar pelas diversas correntes de vento procurando passar o mais perto possível  dos alvos preestabelecidos pelo diretor de prova. Em solo, o piloto tem a ajuda do chefe de equipe, piloto de terra e curinga. Existem mais de quinze tipos de competições. Algumas delas são:

Caça à raposa: Um balão – denominado raposa – decola em voo livre. Dez minutos depois os demais balões são autorizados a decolar. O objetivo desta prova é alcançar o balão raposa, que faz o possível para dificultar a perseguição.

Fly in: Os balões decolam fora da área do festival com o objetivo de jogar suas marcas (fita oficial com a numeração de cada competidor) o mais próximo possível do alvo delimitado dentro da área do evento.

Cotovelo: Nesta prova o balonista voa para um alvo, o atinge com a marca (fita oficial com a numeração de cada competidor) e depois voa para outro alvo a fim de deixar outra marca. Quanto menor o ângulo feito pelo balão na hora de mudar o rumo, mais chance o piloto tem de ganhar a prova.

Até a linha: Um balão é escolhido como alvo. Vence a prova quem chegar mais rápido até ele.

Competidor goiano é destaque no balonismo mundial

Balonista de primeira linha, o goiano Lupércio Lima é um dos destaques do III Festival de Balonismo de Anápolis. O piloto é detentor do título de melhor das Américas; 3º colocado no último campeonato mundial; 4º lugar entre os dez melhores pilotos do mundo e tri campeão brasileiro.

Formado em engenharia civil, Lupércio se viu encantado com o balonismo ainda na faculdade quando leu uma reportagem sobre o esporte. Três anos depois, após muito estudo e dedicação, tornou-se piloto profissional. Atualmente é um dos favoritos ao título de melhor do mundo no balonismo.

Já é a terceira edição do Festival de Balonismo em Anápolis (Foto: Divulgação)
Já é a terceira edição do Festival de Balonismo em Anápolis (Foto: Divulgação)

Atrações

Todas as atrações do III Festival de Balonismo de Anápolis foram pensadas especialmente para reunir a família e promover a amizade. No sábado, as crianças poderão gastar as energias no “Escola Viva”, um espaço de diversões que contará com tobogãs, pula pulas e vários outros tipos de brinquedos para os pequeninos. Os adultos terão a chance de apreciar a exposição de motos da marca Harley Davidson; a volta da Tocha Olímpica, que sobrevoará os céus de Anápolis a bordo de um balão; além da realização de voos com paramotores. Para o período da noite a organização do evento preparou uma atração denominada “Night Glow” –  apresentação onde luzes especiais são projetadas nos balões, formando uma dança de cores. Para animar o Festival, bandas locais se apresentação ao público.

Promoções

Para aqueles que sonham em voar a bordo de um balão, algumas promoções foram preparadas. Serão sorteados dois ingressos através do Facebook (balonismoanapolis) e Instagram (@balonismoanapolis) oficiais do evento. Para participar os interessados deverão acessar as redes sociais e verificar o regulamento da competição.

III Festival de Balonismo de Anápolis

Quando: 23 a 26 de junho de 2016

Onde: Parque da Cidade – Anápolis (GO)

Programação:

Dia 23

14h: Briefing técnico com as equipes

15h: Apresentação e voo com balão estilizado

Dia 24

07h20: voo competitivo

16h: voo competitivo (Local: Parque da Cidade)

Dia 25

07h20: voo competitivo

16h voo competitivo (Local: Parque da Cidade)

19h30: Nigth Glow (Local: Parque da Cidade)

Dia 26

07h20: voo competitivo

14h30: premiação e encerramento (Local: Parque da Cidade)

16h: voo Fiesta de encerramento (Local: Parque da Cidade)

Comentários do Facebook