Parceria entre o Goiânia Ouro e a Embaixada da França traz quatro filmes para exibição
Mostra Viagens ao Fundo do Amor abre a programação de julho no cinema do Centro de Cultura Goiânia Ouro, a partir de hoje, 1. Atração é resultado da parceria entre o Goiânia Ouro e Embaixada da França no Brasil e traz quatro títulos para exibição na casa: Nossa Estrangeira, Pégaso, Viagem à Árgel e A Vida no Rancho, longas premiados em festivais como o de Veneza e Rotteerdam.
O público pode conferir a programação até o dia 4
Filmes são exemplos da produção francesa atual e de parcerias com outros países, entre eles o Marrocos e a Argélia. O público pode conferir a programação até o dia 4 de julho – entre os dias 5 e 10 a exibição entra em recesso para a realização da mostra Venha ver Goiânia no cinema, em comemoração ao aniversário da capital – e novamente entre 11 e 18 de julho. São três sessões por dia, ao 12h30, às 15h e às 20h; os ingressos custam R$2,00.
Confira a programação:
Dias 1(segunda-feira), 11 (quinta-feira) e 12 (sexta-feira)
NOSSA ESTRANGEIRA
Notre Etrangère (Burkina Fasso, França 2010).
De Sarah Bouyain. Em Cores/82’.
Morando em Paris, a jovem Amy retorna a sua terra natal, Burkina Faso, após a morte do pai. Com o objetivo de encontrar sua mãe, de quem foi separada aos 8 anos, Amy passa a conviver com uma família incômoda mais do que reconfortante. Paralelamente a procura da jovem, a burquinabe Mariam também procura desesperadamente por sua filha em Paris.
Realizando serviços de limpeza, ela conhece Esther, com quem passa a trocar experiências. (Festival de Veneza 2010 – Venice Days; Festival de Ouagadougou 2011 – Prêmio do Júri)
Dias 2 (terça-feira), 13 (sábado) e 14 (domingo)
PÉGASO
Pégase (França, Marrocos 2009).
De Mohamed Mouftakir. Em Cores/104’.
Zineb trabalha em um asilo psiquiátrico. Seu superior lhe confia Rihana, uma jovem menina aterrorizada que pensa que está grávida. A missão de Zineb consiste em fazê-la falar. Rihana não coopera, acreditando que foi engravidada por Zayd, um jovem homem de sua cidade. Para ela, isso é fruto da obra do Senhor Cheval, um espírito venerado por seu pai. Zineb não sabe se a menina mente, diz a verdade ou refugia-se em um mundo imaginário e fantástico.
Ela aos poucos perde o controle da situação e a história ganha outros rumos… (Festival de Ouagadougou 2011 – Etalon d’Or de Melhor Filme; Festival de Dubai 2010 – Melhor Fotografia)
Dias 3 (quarta-feira), 15 (segunda-feira) e 16 (terça-feira)
VIAGEM À ARGEL
Le Voyage à Alger (Argélia, França 2009).
De Abdelkrim Bahloul. Com Samia Meziane. Drama em cores/97’.
Baseada em uma história real, Viagem à Argel narra a luta de uma mulher argelina, viúva de guerra e mãe de seis crianças, para conservar sua casa no centro da cidade de Saída.
Durante a guerra, ela decide ir com os filhos à capital do país para falar com o presidente da república. (Festival de Ouagadougou 2010 – Melhor Roteiro e Melhor Atriz)
Dias 4 (quinta-feira), 17 (quarta-feira) e 18 (quinta-feira)
A VIDA NO RANCHO
La Vie Au Ranch (França 2009).
De Sophie Letourneur. Com Sarah-Jane Sauvegrain. Em Cores/92’.
Pam tem vinte anos. Suas amigas sempre se encontram no rancho que ela divide com Manon. No auge da juventude e união, elas bebem, fumam, dançam e discutem.
Entretanto, chega o momento em que é necessário se separar do grupo e encontrar o próprio caminho. (Festival de Rotteerdam 2010 – Seleção Oficial)
Discussão sobre isso post