O músico mineiro Luiz Salgado apresenta o show Sina de Cantadô, amanhã (17), às 20h30, no Teatro Goiânia. A apresentação terá repertório extraído do CD homônimo gravado em 2008 e de seu primeiro trabalho, “Trem Bão”, gravado em 2003.
O show traz como característica a musicalidade da caatinga e do cerrado que formam o sertão brasileiro, ambientes de inspiração para músicos que também se enveredaram por essas trilhas como Dércio Marques, Geraldo Azevedo, Pena Branca e Xavantinho e Xangai.
Quintal brasileiro
Luiz Salgado traz consigo essa essência da pureza, da malícia e ao mesmo tempo da inocência de um sertanejo cantadô. Cantadô da natureza, dos causos, da vida sofrida do homem, dos bichos e das matas do sertão. Cantadô do quintal brasileiro.
Em Sina de Cantadô, Luiz Salgado revela os percalços de sua caminhada musical registrada pelas estradas que percorreu. As canções permitem uma viagem pelas veias da natureza ao som da mais pura música brasileira. O estilo, os arranjos e as letras contam a Sina deste Cantadô que carrega o fado e a alegria de ser um músico brasileiro.
O artista
Cantador e violeiro, mineiro da região do Alto Paranaíba, nascido em Patos de Minas, Luiz Salgado atualmente mora em Araguari, no Triângulo Mineiro. Por meio de seu show Sina de Cantadô, este artista procura traduzir em canções e causos a simplicidade da alma do povo do interior.
O show é um projeto que foi idealizado pelo músico Luiz Salgado em 2008. A cantoria é composta por músicas gravadas por ele nos CDs “Sina de Cantado” (2008) e “Trem Bão” (2003). Além disso, o show apresenta trabalhos que compõe o seu DVD “Noite e Viola”, gravado em Cruzeiro dos Peixotos, distrito de Uberlândia (MG), onde viveram Pena Branca e Xavantinho, nomes de dois artistas que formaram uma das mais consagradas duplas da história da música brasileira e grande referência de Luiz Salgado.
Parcerias
A sua ligação com a dupla rendeu boas parcerias. Em seu primeiro trabalho (“Trem Bão” – 2003), Pena Branca teve uma participação especial cantando Nhô Braz, de autoria do próprio Luiz Salgado. Em 2007 foi a vez de Luiz Gravar sua música Noite e Viola em um CD de Pena Branca. A amizade entre os dois rendeu na participação de Luiz Salgado durante a entrega do Grammy Latino a Pena Branca, em 2001.
Sina de Cantadô também apresenta músicas do folclore brasileiro, português e africano com canções de domínio público. São canções de reisados tocadas nas festas de Folia de Reis, outras que foram primeiramente tocadas pelos negros moçambiqueiros na lenda de aparição de Nossa Senhora do Rosário e as músicas dos congos, executadas durante os cortejos e cavalhadas realizadas em várias cidades do país.
E em tempos de grande discussão sobre a preservação do planeta, o show Sina de Cantadô se transforma num espaço de militância em defesa do segundo maior bioma brasileiro, o Cerrado, que se estende por oito Estados e que é cortado por três das maiores bacias hidrográficas da América do Sul. Em Sina de Cantadô, Luiz Salgado canta a cultura brasileira, mas também faz um alerta para a preservação de todas as espécies da flora e da fauna do Cerrado, inclusive a do homem sertanejo.
Informações sobre o show: (34) 8803 1556/ (34) 9143 0764
Discussão sobre isso post