Mesmo sem o grande destaque nacional e internacional das Olimpíadas, os Jogos Paralímpicos serão iniciados com Cerimônia de Abertura nesta quarta-feira (7), no Rio de Janeiro, e a goiana Shirlene Coelho terá a honra de carregar a bandeira brasileira no evento.
Shirlene Coelho é campeã paralímpica no lançamento de dardo, foi ouro nos Jogos de Londres 2012 e prata em Pequim 2008, na categoria F37 (atletas com paralisia cerebral).
LEIA MAIS: Caminhoneiro morre em acidente provocado por jovem bêbado sem CNH
A medalha de prata foi conseguida logo em sua estreia em paralimpíadas, em 2008. Quatro anos mais tarde, tornou-se campeã na modalidade, cujos recordes mundial e paralímpico são seus. Na Rio 2016, Shirlene, que tem paralisia cerebral desde a gestação, disputará mais duas provas, além do lançamento de dardo: o arremesso de peso e o lançamento de disco.
Mulher
Esta é a primeira vez que uma mulher conduzirá a bandeira verde e amarela na competição. Representante da maior equipe da delegação brasileira nas Paralimpíadas – o atletismo, com 61 atletas -, Shirlene conseguiu se eleger com uma forte concorrência. Ela ficou à frente do judoca Antônio Tenório (dono de cinco medalhas em Jogos), que obteve 18% dos votos, e do velocista Yohansson Nascimento (ouro nos 200m em Londres 2012).
A cerimônia de abertura dos Jogos Paralímpicos Rio 2016 será realizada na próxima quarta-feira (7), no Estádio do Maracanã.
Discussão sobre isso post