A cidade de Catalão começa a desenhar um cenário político competitivo para as eleições de 2026, com nomes conhecidos do eleitorado local se movimentando na disputa por uma vaga na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
No centro dessa articulação está Adib Elias (MDB), ex-prefeito do município por 4 mandatos e deputado estadual por 3 vezes, que volta ao tabuleiro político como pré-candidato a uma das 41 cadeiras do Legislativo goiano.

Hoje, além de pré-candidato a estadual, Adbi também é secretário de Infraestrutura (Seinfra) no governo Caiado.
A entrada de Adib na disputa altera o equilíbrio interno do grupo político da cidade.

Deputado Jamil Calife
Padrinho político do deputado estadual Jamil Calife (PP), ele passa agora a disputar espaço com um representante do próprio grupo na Alego.
Na última eleição para deputado, Adib atuou como padrinho político.
A movimentação surpreendeu setores da base do prefeito Velomar Rios, mas não mudou o posicionamento do chefe do Executivo municipal, que mantém apoio a Calife e já afirmou à imprensa local que a decisão é definitiva.
Nas últimas semanas, Adib intensificou a presença no cenário político de Catalão.
Reuniões quase diárias com lideranças locais fazem parte da estratégia para consolidar sua pré-candidatura.
Paralelamente, o ex-prefeito também busca ampliar sua base em cidades vizinhas da região, onde concentra parte de seu capital político, além de manter agendas frequentes em Goiânia para tratar de articulações partidárias.
Daniel Vilela
Nesse processo, Adib esteve recentemente com o vice-governador e presidente estadual do MDB, Daniel Vilela, no Palácio das Esmeraldas.
Segundo interlocutores, o encontro serviu para alinhar posições e fortalecer a relação política entre os 2.
Também está definida dobradinha com o deputado federal José Nelto, que buscará a reeleição.

SEBBA, RENATO RIBEIRO E LUIZ SAMPAIO
Além de Adib e Jamil Calife, outros nomes de Catalão se colocam como pré-candidatos a deputado estadual.
Entre eles estão o deputado estadual Gustavo Sebba (PSDB), filho do ex-prefeito e ex-deputado estadual Jardel Sebba; o produtor rural Renato Ribeiro (PL); e Luiz Sampaio (Solidariedade), que atualmente exerce mandato após a licença de Cristiano Galindo.
Sampaio, inclusive, defende a unidade política em benefício do município e avalia que cenário com menos candidaturas seria mais viável para a cidade.

2028
O movimento de Adib Elias também está diretamente ligado ao horizonte político de 2028.
Bom desempenho nas urnas em 2026 será determinante para eventual projeto de voltar a disputar a prefeitura de Catalão.
A conquista de novo mandato de deputado estadual ampliaria seu peso político; um resultado adverso, por outro lado, pode dificultar seus planos futuros.


Discussão sobre isso post