A deputada federal Delegada Adriana Accorsi (PT) lançou neste sábado (3) o movimento “Somar Goiânia”, no Augustos Hotel, no centro da Capital.
O sentimento de dentro da sigla e dos 3 partidos que integram a base é de que é possível eleger a 1ª prefeita mulher.
Atenção: Ao copiar material produzido pela Folha Z, favor citar os créditos ao site. Bom jornalismo dá trabalho!
Aliados consultados dentro da convenção avaliam que, com uma frente ampla, é possível fazer com que a petista avance em sua 3ª tentativa de concorrer ao Paço.
“Me sinto pronta. Me sinto preparada. Esta eleição é diferente das outras que já enfrentei”, afirmou a deputada federal.
Antipetismo
Diferente de 2020, quando havia um sentimento de “antipetismo”, a delegada afirmou que ouve discursos diferentes em 2024.
“Não estou escutando isso. Estão pedindo providência para melhorar a cidade”, avaliou.
Alianças
Diante deste cenário, a petista afirmou que já tem conversado com “praticamente todas as siglas”, exceto com o PL, do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
O PSOL, a Rede e o PV já estão acertados. O PCdoB, que faz parte da Federação Esperança, com PT e PV, também tende a caminhar com a deputada federal.
Com isso, a petista pode atingir o recorde de apoios que teve na campanha de 2016, quando caminhou com PCdoB, Patriota, PPL, Pros e PTdoB.
Em 2020, a sigla caminhou só e o seu vice-prefeito foi caseiro, o ex-prefeito Pedro Wilson, hoje superintendente do Iphan em Goiás.
Frente ampla
Os representantes das 3 siglas que já declararam apoio a deputada federal, PSOL, Rede e PV, os 3 deputados estaduais do PT, e representantes do Cidadania, do PTB e do PSTU também estiveram presentes.
Os dirigentes do alto escalão, como o número 2 da Secretaria de Relações Institucionais, Olavo Noleto (PT), inclusive não descarta caminhar com o PSD, de Vanderlan Cardoso (PSD), já pensando em 2026.
PSOL e Rede
Pela 1ª vez desde a fundação do PSOL, o partido não terá candidato a prefeitura.
De acordo com a presidente do PSOL em Goiânia, Manu Jacob, a sigla não recuou.
Segundo ela, foi preciso potencializar uma pré-candidatura contra a extrema-direita e com objetivo de eleger, pelo menos um vereador, ou vereadora em Goiânia.
O entendimento é o mesmo do porta-voz da Rede, Alexandre França, que afirmou que avaliou que o propósito ajudar Adriana na Sustentabilidade e num projeto para a capital.
Cidadania
Gilvane Felipe (Cidadania), que protagonizou um movimento de apoio da sigla a Adriana Accorsi também esteve no evento.
Ex-presidente da sigla em Goiás, Gilvane afirmou que torce para o PSDB “cair em si” e para apoiar a deputada federal.
“Nossa ideia seria obter o apoio já no primeiro turno, mas é possível trabalhar para tê-los no 2º turno”, avaliou.
LEIA TAMBÉM:
Pesquisa Folha Z/Instituto Verus: Caiado tem dobro de aprovação de Lula e triplo de Cruz, em Goiânia
Discussão sobre isso post