A Agência Goiana de Habitação (Agehab) emitiu um alerta acerca de denúncias de golpes promovidos contra cidadãos interessados em programas de moradia popular do Governo de Goiás.
De acordo com o órgão, todos esses serviços habitacionais são gratuitos.
“Denúncias têm chegado ao órgão recentemente, dando conta de que pessoas mal-intencionadas e sem qualquer autorização da agência estariam cobrando valores indevidos em troca de intermédio com o Governo de Goiás para cadastramento e distribuição de recursos habitacionais”, diz o comunicado.
Segundo a Agehab, todas as inscrições para candidatos a benefícios devem ser feitas diretamente com a agência, por meio da internet.
Além disso, a entrega de moradias, escrituras e o Aluguel Social não têm qualquer tipo de cobrança e não demandam intermediação de terceiros.
Como denunciar golpes em programas de habitação
Casos suspeitos devem ser denunciados diretamente à Agehab, pelas redes sociais, telefones de atendimento ou por e-mail.
Todos os casos são encaminhados para apuração da Ouvidoria da Agência e pelos departamentos competentes, dentro e fora da Agência.
Como consequência, pode até mesmo resultar em processos criminais por fraude ou estelionato.
A orientação em caso de suspeitas é entrar em contato diretamente com a Agehab para sanar as dúvidas.
Sorteios não são manipuláveis
A Agência informou ainda que, além de não ser necessária intermediação para realização de inscrições, não é possível manipular o sistema de sorteios, visto que o software é desenvolvido pela própria agência.
“A garantia é de total segurança, transparência e é 100% auditável”, diz o comunicado.
Os sorteios contam com o acompanhamento de entidades como o Ministério Público Estadual, Federal, Defensoria Pública e outros órgãos.
Discussão sobre isso post